O que precisa de ser feito para que a sua marca continue a crescer em 2021?

O funil de compra já não é o que era. Em 2020 vimos como os consumidores transformaram todos os seus hábitos, pelo que agora cada marca tem de repensar as suas estratégias de marketing se não quiserem ficar para trás e perder o que conseguiram até agora.

Donna Sharp, Directora Geral da MediaLink, moderou uma mesa redonda no CES 2021 para discutir o impacto de 2020 na viagem do consumidor e como isso levou à necessidade de novos formatos de publicidade, plataformas de compromisso, canais de distribuição e tecnologia para ganhar a fidelidade do consumidor e dinheiro.

Precisamos de abraçar o comércio online como o novo normal

Donna Sharp Managing Director, MediaLink

Novas oportunidades de negócio

Brian Norris Vice-Presidente Sénior, Direct to Scale & Commerce Partnerships, Ad Sales na NBC Universal foi o primeiro a contar a sua história de transformação em 2020 para continuar a ganhar dinheiro. Para a NBC Universal, a COVID-19 e os problemas da nação não impediram o seu programa de conteúdo de consumo de sair. O primeiro produto que lançaram foi um pacote de conteúdo televisivo, que foi bem recebido, de acordo com a Norris. O passo seguinte foi lançar Peacock para que as audiências pudessem ver todo o conteúdo da rede.

“Vimos as marcas mudarem as suas mensagens para se aproximarem dos consumidores”,

Brian Norris Vice-Presidente Sénior, Direct to Scale & Commerce Partnerships, Ad Sales, NBC Universal

Alguns profissionais já estão a falar sobre a nova era, o sector retalhista 5.0. Este é o caso de Deren Baker, CEO da Ascential’s Edge, que publicou recentemente um livro sobre o assunto. Sharp dá-lhe a oportunidade de explicar as principais características que iremos encontrar no sector durante este novo ano. Durante o seu discurso, Barek explica a importância da personalização, a todas as escalas, e da “utilização dos dados recolhidos pelas grandes empresas” para realizar esta tarefa.

“Big eCommerce vive na mente dos consumidores”

Deren Baker CEO da Edge de Ascential

As redes sociais captam as tendências dos consumidores em primeira mão, antes mesmo de serem tendências. Por esta razão, esta mesa redonda contou com a participação da Reddit, a sua COO Jen Wong explicou algumas das coisas que foram observadas na rede social: saturação das ofertas e crescimento das compras durante o mês de Novembro para evitar atrasos nos envios; o fecho das lojas impediu as pessoas de tocar e ver os produtos, o que levou os utilizadores a procurar nas redes outras pessoas que os compraram e a conhecer a sua opinião. “Os consumidores estão a investigar cada marca e é isto que os está realmente a tornar leais“, argumenta Wong.

Quando os retalhistas são capazes de conhecer os consumidores há um aumento na participação e conversão dos consumidores” é a primeira frase de Celiena Adcock Head of GTM e Global Business Marketing of Honey (uma empresa PayPal). Embora ela diga concordar com Wong, salienta o facto de que cada marca tem de oferecer uma boa personalização se quiserem ganhar a lealdade dos seus consumidores. “As ofertas estão a fazer duas coisas: atrair a conversão e conduzir a fidelidade“.

A nova era de negócios terá de ser mais centrada no consumidor do que nunca, e isso significa recolher o máximo de dados possível.

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