Os 5 tipos de consumidores gerados pelo Covid-19

O ano de 2020 está a passar a voar e muitas foram as mudanças que sofremos no decorrer deste ano. Uma das maiores alterações foi relativa ao consumo e à delineação de prioridades, satisfazendo mais necessidades e menos caprichos.

De acordo com estudo da consultoria The Cocktail, realizado no mês de setembro, com base em 600 entrevistas realizadas ao longo desse mês, foram traçados 5 perfis de consumidores gerados pelo Covid-19.

1. O Resistente

Este tipo de consumidor representa 20% do total das 600 entrevistas realizadas. A média de idade deste tipo de consumidor é de 41 anos e é representado 55% por mulheres com um nível socioeconómico baixo.

A crise afetou este consumidor tanto a nível económico como emocional. Preocupa-se particularmente com o seu futuro económico. Ainda assim, trata de superar a situação, tentando levar a sua vida o mais normalmente possível.

Neste tipo de consumidor os gastos baixaram 58%.

2. O Assustado

Este tipo de consumidor representa 22% do total das 600 entrevistas realizadas. A média de idade deste tipo de consumidor é de 45 anos e é representado 56% por mulheres com um nível socioeconómico médio. Indivíduos com mais de 55 anos representam 30% do total de consumidores assustados.

Preocupa-se com a situação em geral. Teve casos próximos de Covid-19 e está muito sensibilizado com a questão sanitária. Sente-se emocionalmente muito afetado. Ainda assim, evita o impacto económico.

Neste tipo de consumidor, 48% mantêm os gastos.

3. O Empoderado

Este tipo de consumidor representa 16% do total das 600 entrevistas realizadas. A média de idade deste tipo de consumidor é de 45 anos e é representado 55% por homens com um nível socioeconómico médio.

Saiu ileso da crise: não está afetado economicamente nem emocionalmente. Sente-se otimista sobre o futuro.

Neste tipo de consumidor, 66% mantêm os gastos.

4. O Expectante

Este tipo de consumidor representa 17% do total das 600 entrevistas realizadas. A média de idade deste tipo de consumidor é de 42 anos e é representado 52% por mulheres com um nível socioeconómico médio. Indivíduos entre os 18 e os 24 anos representam 18% do total de consumidores expectantes.

Preocupam-se com a evolução da questão económica a longo prazo, mais como questão de expectativas relativamente ao futuro do que pela questão da realidade atual.

Neste tipo de consumidor, 53% mantêm os gastos.

5. O Chocado

Este tipo de consumidor representa 25% do total das 600 entrevistas realizadas. A média de idade deste tipo de consumidor é de 39 anos e é representado 58% por homens com um nível socioeconómico baixo. Indivíduos entre os 18 e os 24 anos representam 18% do total de consumidores chocados.

Sente-se muito afetado a nível emocional. Custa-lhe a desconectar-se e sente uma certa obsessão. O seu estado de ânimo está ainda pior com esta segunda vaga.

Neste tipo de consumidor, 45% mantêm os gastos.

No geral, todos os perfis colocaram o fator «sanidade» à frente do fator «economia» em termos de prioridade.

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