Panike: «Desde o início da loja online já faturámos mais de 1,2 milhão de euros» 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Inovação, desenvolvimento e adaptação, fazem parte do ADN da Panike, pelo que no início  do confinamento foram forçados a pensar mais além e criar novos mecanismos para entregar os seus produtos a clientes e consumidores. A Panike nasceu 1986 e é uma reconhecida marca em Portugal especializada na produção e desenvolvimento de soluções de padaria e pastelaria ultracongeladas. Em 2019 entraram no mercado online para B2B, e em 2020 disponibilizaram para o consumidor final.

Na Ecommerce News Portugal, tivemos a oportunidade de conversar com Afonso Oliveira, que se tornou recentemente o Diretor de Marketing da Panike e que nos explicou melhor o processo de digitalização.

Ecommerce News Portugal (EcN): Quando e quais as razões para a criação de uma loja online?  

Afonso Oliveira (AO): A loja online da Panike foi pensada em 2017 e foi-se desenvolvendo o projeto que se tornou real em setembro de 2019 para o B2B (para cliente profissionais). Em março de 2020 concluiu-se a loja online para o B2C (para clientes particulares).  

Este era um projeto que já estava no horizonte da Panike, mas com a pandemia o processo  acelerou e conseguimos desta forma satisfazer as necessidades do mercado. 

EcN: Qual o objetivo principal da loja online? Quem é o público-alvo?

AO: O principal objetivo da loja online é aproximar os clientes e consumidores da marca e tornar  mais simples e mais fácil o processo de compra. 

No B2B o público-alvo são os restaurantes, hotéis e alojamentos, pastelarias, padarias,  supermercados (pequenas e grandes superfícies), distribuidores de produtos alimentares e  serviços de catering. Já no B2C são todas as pessoas que gostam de consumir os produtos  Panike e de ter os seus favoritos no congelador para preparem e degustar sempre que  tiverem vontade. 

EcN: O que leva o consumidor final a comprar diretamente na loja online e não nas grandes superfícies? 

AO: São tipos de compras diferentes e uma não invalida a outra. Complementam-se: O consumidor quando compra no offline, tem uma perceção diferente do produto e já  compra o produto pronto, totalmente cozido sem interferir na sua preparação,  armazenamento, etc. e tem de se deslocar ao estabelecimento para adquirir o mesmo. É  uma compra experienciada por todos nós, no nosso dia-a-dia. Tem vantagens e  desvantagens; por exemplo, tem custos com essas deslocações. Obviamente, que quando  compra um Panike ou pão numa grande superfície, compra outros produtos em simultâneo,  O certo é que a grande maioria dos tickets das grandes superfícies, tem família de padaria. 

Comprar na loja online Panike tem outras vantagens. O Consumidor pode encomendar os  produtos a partir de qualquer sítio, com todo o conforto e segurança, dentro de Portugal  Continental, precisando apenas de ter acesso à Internet.  

Tem em casa o seu stock no congelador e tem a sua autonomia, independência e pão  quente sempre que desejar ou um Panike para saborear a qualquer momento. A entrega é feita por nós (temos centros logísticos próprios por todo o país e carrinhas  próprias), o que permite que em grandes cidades como Porto e Lisboa a entrega seja feita  no próprio dia em alguns casos (o cliente encomenda de manhã e recebe à tarde). Por  último, a loja online tem sempre stock disponível permitindo aos nossos clientes  encomendarem os seus produtos favoritos, sempre que desejarem. 

Resumindo: o fator decisão é na nossa opinião, o serviço, conforto, pão quente em casa a toda a hora a garantia que está a comprar um Panike.

EcN: Números: Como foi o último a nível de vendas e de tráfego? 

AO: Desde o início da loja online já faturámos mais de 1,2 milhão de euros e temos em média  mais de 50 000 utilizadores por mês no site, sendo que 70% são novos utilizadores e 30% são visitantes que retornam. 

EcN: Qual a estratégia de marketing para a Panike online? 

AO: Nesta primeira fase a estratégia passa pelo aumento da notoriedade da loja online junto dos  Particulares e Profissionais e pela angariação de novos clientes, tanto no B2B como no  B2C. Para isso temos planeado o lançamento de novos produtos e estruturado um conjunto  de micro campanhas ao longo do ano, nas quais oferecemos descontos por categorias,  produtos ou temáticas. 6. Quais os planos a médio e longo prazo para a loja online da Panike? A médio prazo, pretendemos continuar a crescer de uma forma sustentável, apresentando  novos produtos ao mercado e aumentando a notoriedade da marca junto dos consumidores. A longo prazo, temos como objetivo ser um e-commerce de referência em Portugal na área  de produtos alimentares.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba