Alibaba ou JD.com são as duas plataformas de comércio eletrónico chinesas mais famosas e conhecidas do mundo. Esta plataforma de comércio eletrónico é a terceira mais famosa na China, e é pouco conhecida fora da China.

Pinduoduo (PDD), começou em 2015 focando-se principalmente em atingir pequenas populações e oferecer-lhes produtos básicos, tais como o papel higiénico. Agora, a empresa está a lutar para entrar nas grandes cidades.


Os dados relativos ao primeiro trimestre do PDD atraíram muita atenção do resto das empresas, uma vez que em muito pouco tempo conseguiram aumentar o valor bruto dos bens de 557,4 mil milhões de marcos nos doze meses anteriores a Março de 2019 para 1.157,2 mil milhões de marcos no mesmo período que terminou a 31 de Março de 2020. Isto equivale a um crescimento de 108% por ano.

Embora o Financial Time afirme que a empresa poderá estar a sofrer um atraso. «Temos sempre reservas sobre o significado real da figura da GMV«, disse Mark Webb da GMT Research. «Mas não importa como se calcula, está a abrandar».

Modelo de negócio do Pinduoduo

A particularidade do Pinduoduo (PDD) é que tem um modelo comercial baseado na venda social. O seu objetivo é encorajar os seus utilizadores a partilhar ofertas com amigos e familiares em redes sociais e serviços de mensagens para se juntarem às suas compras e obterem um desconto de grupo, ou seja, transforma os seus consumidores em agentes de vendas. Isto permite à empresa poupar muito dinheiro em custos de aquisição de clientes.

» Juntos, mais poupança, mais diversão»

Filosofia de PDD

Os produtos no seu site têm dois preços, um é o preço do artigo se o comprar individualmente e o segundo corresponde ao preço que terá se o comprar com um amigo.

Além disso, funciona através de um forte algoritmo de recomendação personalizado. Isto graças à estreita relação que o PDD tem com o serviço de mensagens chinês WeChat, através do qual recolhe dados dos seus utilizadores.

 

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