Qual o nível de Deep Digital Journey das empresas?

A pandemia acelerou o processo de digitalização das empresas. No entanto, segundo o primeiro relatório de Deep Digital Journey da LLYC, a maioria (56,2%) ainda se encontra nas fases iniciais da sua transformação. Apenas 10,8% atingiram o nível mais alto de desenvolvimento. Para realizar este estudo, que faz parte do lançamento da nova unidade de Deep Digital Business da empresa, foram consultados mais de 200 executivos de marketing e comunicação de grandes empresas pertencentes a 16 setores e 12 países da Europa e América.

Um dos principais objetivos do estudo foi descobrir em que fase é que estão as empresas na sua jornada de transformação digital, que vai para além da digitalização, uma vez que implica uma mudança cultural. Para isso, foram criadas quatro fases, desde a atividade mínima da marca no ambiente digital até à evolução máxima que uma empresa pode alcançar na automatização dos seus processos. Embora 41% dos inquiridos se considerem avançados ou especialistas, o relatório apresenta outras conclusões:

●       34% das empresas desenvolvem práticas típicas da fase mais inicial da transformação digital (Digital Being).

●       22,2% estão no segundo nível (Digital Optimization), a afinar ferramentas e processos digitais.

●       33% consideram que se encontram numa fase avançada (Digital Data Driven), na qual as atividades das suas diferentes áreas de negócio, assim como processos ou plataformas, são adaptadas ao ambiente digital.

●       10,8% estão na fase mais alta (Deep Digital) e já funcionam com uma visão de planeamento e execução totalmente digital.

Assim, pode-se concluir que a maioria das empresas ainda não está a meio do seu processo de transformação digital.

É um grande desafio estar a par de todas as mudanças do mundo digital, perceber oportunidades e riscos e agir de forma estratégica e ponderada. As empresas, e especificamente os seus decisores, têm de estar em permanente atualização e formação, devem ter interesse em evoluir e não podem ter medo de arriscar e de se atualizarem e adaptarem às mudanças rápidas e disruptivas do mundo digital. Só desta forma vão conseguir proporcionar aos seus colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders as melhores valências e explorar realmente todas as potencialidades do seu negócio.

Marlene Gaspar, Diretora Sénior de Engagement e Digital da LLY

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada.

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba