O Instagram, uma das redes sociais mais populares do momento, implementou há um ano a função Instagram Shopping, que permite ao eCommerce incluir etiquetas de preços de produtos nas imagens que carrega, mas, para além disso, como se pode aumentar as vendas?

  •        Aumenta a criatividade e torne-o visualmente atraente! O Instagram é, sem dúvida, a rede social mais visual do mercado, então o que conta é a imagem. Obtém uma boa equipa de design que estabeleça uma estratégia para atrair utilizadores (e compradores) para a tua mensagem (e para o teu produto).
  •        Não copies e ganharás seguidores! Se os utilizadores estão fartos de algo é de contas iguais a outras. Por exemplo, se és um pequeno ecommerce de calçado desportivo, não tentes copiar o que as grandes marcas fazem porque dificilmente terás sucesso. Procura o teu nicho, torna-te diferente e aplica a tua imaginação ao teu negócio, e também ao teu perfil de negócios no Instagram.
  •        Planear antes da ação! É muito importante estabelecer uma estratégia prévia antes de começar a dinamizar a tua conta de Instagram. Acima de tudo, deves dar-lhe importância e se decidires vender através da rede social, é importante equipará-lo com a venda através do teu site. É por isso que se tiveres estabelecido uma estratégia de vendas para o teu eCommerce tradicional, também deves fazê-lo para o Instagram. Tem em mente que vais competir com milhões de profissionais e utilizadores acostumados a ver o melhor de cada setor por isso é aconselhável desenvolver um plano de conteúdo, preparar hashtags e garantir uma imagem uniforme.

Naturalmente, o uso de histórias também merece um plano abrangente. Quando uma conta é iniciada, deve ser usada para responder a perguntas ou para anunciar novos produtos ou serviços. Quando a conta exceder 10.000 seguidores, os links podem ser adicionados a histórias que levam o utilizador à página de vendas de um determinado produto.

  •        Tens de ser e parecer seguro! O Instagram não é um eCommerce, mas os utilizadores devem exigir a mesma segurança na sua compra como se o fizessem através de um site convencional e é tua obrigação como vendedor proporcioná-la. Considerando que, infelizmente, existem contas falsas nas redes sociais que tentam defraudar os utilizadores, muitas pessoas desconfiam de comprar através do Instagram. Além de definir todos os parâmetros de segurança necessários, deves parecer e demonstrar que és seguro. Neste ponto, é aconselhável mostrar o dia a dia, ser próximo e que o utilizador veja a pessoa ou pessoas por trás da conta.

«O Instagram é um canal de vendas muito importante para o ecommerce e não devemos perder de vista, mas é verdade que não é tão simples quanto abrir uma conta e esperar vender«, diz Jordi Vives, Country Manager of Trusted Shops Espanha. «É crucial, acima de tudo, inspirar confiança nos utilizadores e mostrar-lhes que a nossa conta é segura para comprarem, e estarem felizes e confiantes de que o produto vai chegar em tempo e forma«, conclui Vives.

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