Sustos de Halloween: os 5 maiores medos dos vendedores

A temporada mais assustadora do ano está a chegar e a eCommerce News decidiu expor os maiores medos dos vendedores.

Os últimos anos deixaram uma marca na forma como compreendemos o mundo ao nosso redor, e isto está diretamente relacionado à forma como fazemos negócios – especificamente, no setor das vendas.

Houve uma mudança significativa na forma como lidamos com as decisões de negócios difíceis, cortes e novos produtos. E, embora seja natural ter alguma ansiedade sobre o futuro desconhecido, reconhecer estes temas comuns pode ajudar a eliminar o medo e a preparar melhor para o que está por vir.

De forma a poder ajudar as suas equipas e clientes, Sean Evers, o novo VP de Vendas da Pipedrive, reuniu o top cinco de medos mais comuns entre os vendedores em 2022 e apresentou armas para os combater:

A incapacidade de atingir as metas e quotas estabelecidas

O principal receio para um vendedor está relacionado com o não cumprimento dos objetivos e quotas. Compreensível, sim, especialmente com o aumento da incerteza económica global. 

Uma dica para gerir este medo é desenvolver uma compreensão detalhada do seu canal  de vendas e criar um workback estratégico e detalhado. Durante este processo, deve-se ter em mente as conversões necessárias a cada passo, uma repartição do processo de compra do cliente e objetivos semanais. Tirar partido das percepções e relatórios de dados do CRM de vendas, uma vez que estes ajudarão a acompanhar o progresso e a destacar onde se poderá ter que fazer ajustes para atingir as quotas. 

As tarefas administrativas estão a acumular-se 

As tarefas e atividades administrativas fazem parte de uma função de vendas; de facto, o inquérito sobre o Estado das Vendas e Marketing 2021/22 da Pipedrive indicou que pouco mais de metade (54%) dos vendedores passam a maior parte do dia a vender. Outra parte do tempo é atribuída à investigação e preparação antes das chamadas, atualização e registo de informação em vários sistemas de arquivo de documentos. Com a maior parte do dia atolado em tarefas, há tempo suficiente para vender? 

Este medo pode ser minimizado através da análise do seu processo de vendas. Pergunte como faz para organizar o seu dia, e como prioriza as atividades de venda. Começa-se ou completa-se uma determinada tarefa, a uma hora específica do dia ou da semana? Ao programar o seu dia de acordo com a tarefa, está a dedicar o seu tempo a uma atividade específica e não a saltar de tarefa em tarefa – criando, assim, um fluxo de trabalho mais eficiente. Para além do mais, reduz o tempo de atraso ao não ter de descobrir o que precisa de ser feito a seguir. Outra dica para aumentar a produtividade é utilizar as funcionalidades de automatização que o CRM de vendas oferece – poupando tempo e diminuindo possíveis erros. 

Garantir um grande negócio

Por natureza, os vendedores são otimistas, mas temem que o “grande negócio” não chegue este mês ou mesmo no próximo trimestre. Todos conhecemos a sensação de estar empenhado em conseguir um acordo, mas talvez seja com um cliente indeciso, que ainda está em conversações com a concorrência, que está a tentar roubar o negócio. 

A chave aqui é acreditar verdadeiramente que existe uma razão convincente para o cliente se envolver, agir e comprometer-se a ser a escolha certa. Para o conseguir, deve-se ser transparente e estar atento aos orçamentos dos clientes, aos decisores chave, aos valores empresariais e ao ROI esperado. Com esta garantia da sua parte, o cliente pode avançar com confiança através do processo de vendas em direção à linha de chegada.

Acreditar no seu produto ou serviço  

Ocasionalmente, começamos a questionar o que estamos a vender – especialmente quando sabemos que, o que estamos a oferecer, não tem todas as características que um cliente procura e, mesmo assim, pode continuar a ser mais caro do que produtos alternativos. É aqui que um vendedor se pode concentrar no valor que um produto ou serviço oferece, destacando características-chave que são importantes para o cliente, respetivamente. Se for concentrado nos ganhos, não pode perder. 

Como vendedor, o seu trabalho é compreender as necessidades dos clientes ainda melhor do que eles. Discuta as suas necessidades, que soluções estão disponíveis e a que preço e, finalmente, um plano para o processo de vendas e implementação. Esta é também uma oportunidade de mostrar o seu nível de especialização, apresentando ao comprador características úteis ou produtos adicionais que talvez não soubessem que estavam disponíveis. 

Ouvir a palavra “Não”

Ouvir a palavra “não” é difícil para qualquer pessoa e, infelizmente, é uma resposta que os vendedores recebem diariamente. Embora a rejeição possa nunca ser fácil de lidar, existem maneiras de se recuperar e com um senso mais claro de direção e propósito.

Antes de uma chamada de vendas, tenha uma lista de verificação pronta de possíveis perguntas e soluções de acompanhamento. Desta forma, pode começar a recolher algumas informações e encontrar pontos em comum – preparando-se melhor para a próxima lead.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Scroll to Top