O teletrabalho tornou-se uma realidade e o Zoom é um dos indispensáveis para muitas empresas. Apesar dos escândalos que surgiram por causa da sua segurança e do alegado roubo de dados, a empresa fechou no primeiro trimestre.
O serviço de chat vídeo cresceu 169% para 328,2 mil milhões de dólares durante o primeiro trimestre do ano. A empresa também reportou um lucro ajustado de 0,20 dólares por acção durante este período. Os analistas prevêem receitas de 202,48 milhões de dólares e ganhos por acção de 0,09 dólares.
No entanto, nem tudo tem sido uma boa notícia para Zoom. De facto, a margem bruta da empresa caiu acentuadamente neste trimestre, em comparação com o resultado do ano passado. No primeiro trimestre do ano fiscal de 2020, o Zoom apresentou uma margem bruta de cerca de 80%. No seu último trimestre, este valor caiu para 68%. Em suma, a empresa conseguiu converter muitos utilizadores gratuitos para clientes pagantes, mas teve ainda de suportar os custos da utilização gratuita do respectivo produto, algo que tem vindo a explorar nos últimos meses.
Mas, sem dúvida, a pandemia, o teletrabalho e o distanciamento social fizeram-no crescer como se fosse espuma. E embora tenha sido uma das soluções preferidas para reuniões de negócios, tem sido também uma das soluções preferidas para encontros sociais.
Olhando para o futuro, a Zoom espera que o actual trimestre seja outro período de sucesso. A empresa afirmou na sua declaração que espera entre 495,0 milhões e 500,0 milhões de dólares de receitas para o segundo trimestre do seu ano fiscal de 2021 (o período actual). Em termos de receitas anuais, o Zoom prevê receitas entre 1,775 e 1,800 mil milhões de dólares para este ano.