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UI é a interface do utilizador e UX é a experiência do utilizador. Na verdade, estes conceitos têm mais de 70 anos. No entanto, só recentemente é que a devida atenção lhes passou a ser dada. Interface e experiência são termos relacionados. UX é responsável pelas emoções do utilizador, adaptabilidade e funcionalidade do produto. UI é a visualização da interface mantendo um estilo e lógica únicos, bem como a interação do produto com o utilizador.

UI / UX estão a evoluir. Novas tendências aparecem regularmente, às vezes mudando radicalmente as ideias anteriores. Eles não podem ser ignorados, especialmente quando se trabalha em nichos altamente competitivos. Agora é hora de falar sobre as 7 principais tendências que moldarão o desenvolvimento de UI/UX no ano atual.

Pesquisa comportamental

O teste e a análise da experiência do utilizador serão ainda mais importantes em 2021. Muitas marcas dão bastante ênfase à experiência ideal, que é o índice médio. No entanto, o problema com os criadores de produtos é que eles não são os seus utilizadores. Portanto, eles não podem prever todos os problemas que uma pessoa pode enfrentar. Isso significa que deve analisar que tipo de suporte o utilizador terá se cometer um erro nas suas ações e não obtiver a experiência esperada.

Uma opção é usar um software especial que replique as sessões do utilizador. Assim, pode ver em que sítio é que a pessoa cometeu um erro.

creativebloq.com

O uso de tal método é uma necessidade indiscutível. Afinal, desta forma pode não apenas analisar os problemas do utilizador, mas também testar as soluções de design. O lançamento de um site, loja online, app ou ferramenta interativa é apenas o primeiro passo. Pode avaliar o sucesso de tudo apenas depois – quando vê como o produto é usado.

Melhorar o processo de adaptação

Este princípio é usado em apps móveis, mas na verdade tem um potencial mais amplo. Estas são telas iniciais com dicas de ferramentas e tornam as coisas muito mais fáceis, especialmente para pessoas que nunca experimentaram o produto antes.

Aqui está uma ótima tendência para implementar no seu site. Uma instrução clara e rápida no início da jornada do utilizador é exatamente o que o salvará de erros e decepções. A adaptação será mais rápida e o cliente terá a experiência que espera.

Interface de utilizador animada

Este princípio é útil para melhorar a experiência do cliente. A animação guia o cliente e promove o potencial da interface com mais eficiência do que os gráficos estáticos.

tubikstudio.com

Espera-se que mais marcas tentem este ano, tentando adicionar botões animados e outros elementos à interface, em vez dos pop-ups ou banners padrão. Estes botões têm grande potencial, pois indicam visualmente a ação que está a ser executada para o utilizador. Isso pode aumentar a eficiência, especialmente em apps.

Tema escuro

Sim, esta tendência não é nova e já existe há pelo menos 3 anos. O modo escuro é oferecido pelos produtos mais famosos e grandes marcas como Instagram, Android ou Google. O modo escuro permanecerá relevante em 2021. Aqui estão alguns motivos:

  • É mais fácil destacar os elementos de design necessários num fundo escuro;
  • A sua aparência ultramoderna;
  • A vida útil da bateria é significativamente economizada para dispositivos com telas OLED / AMOLED;
  • Quando a iluminação é fraca, a carga sobre os olhos é menor.

Os temas escuros têm grande potencial de desenvolvimento, tanto em dispositivos móveis como em desktops. Em caso de dúvida, pode adicionar um botão de alternância de modo escuro à app e, em seguida, investigar qual a percentagem de utilizadores que escolhe o novo recurso e quantos preferem o design de luz antigo.

 medium.com

A Apple foi ainda mais longe. As configurações de alteração de modo automático estão disponíveis em dispositivos desta empresa. Pode especificar a sua opção ou escolher uma solução típica, por exemplo, ativar o modo escuro à noite.

Desenvolvimento 3D em vez de 2D

É hora de deixar as imagens “planas” e outros conteúdos no passado. Os conceitos modernos de uma interface de sucesso e experiência do utilizador são baseados nos princípios da originalidade. Por exemplo, objetos tridimensionais: inicialmente eram usados ​​apenas na indústria de jogos, mas agora espalharam-se para aplicativos móveis e sites.

O desenvolvimento de efeitos 3D pode tornar a interface do utilizador mais informativa e interessante. Um exemplo é o recurso de visualização de 360 ​​graus. Pertence a uma categoria diferente, mas desempenha a mesma função que os objetos 3D: torna os objetos mais realistas.

sessões.edu

Os efeitos 3D podem ser diferentes. Às vezes, só precisa de usar sombras sob o texto para tornar as letras visualmente mais volumosas. Noutros casos, pode criar elementos volumosos de identidade visual, por exemplo, gerá-los no serviço Logaster. Também pode experimentar a tecnologia AR ou VR para complementar o design da IU com gráficos animados.

Projetado para velocidade

Embora parte da humanidade continue a lutar contra a tecnologia 5G, ela está a desenvolver e influenciar ativamente as tendências, inclusive no campo da experiência do utilizador e do design.

A velocidade da Internet aumentou significativamente. Por isso, as apps e sites modernos precisam de uma experiência do utilizador que forneça carregamento instantâneo.

Isso cria uma contradição. Por um lado, graças à alta velocidade, pode pagar mais elementos de interface. Por outro lado, aumentar o número de peças diminui a velocidade. O que fazer?

Neste caso, uma análise detalhada do temperamento do público-alvo é importante. Estude os utilizadores e acrescente apenas os detalhes de valor inegável para o projeto e que não tenham influência determinante na velocidade de carregamento. Pode usar ferramentas gratuitas (como GTmetrix) para determinar os tempos de carregamento da página e encontrar os motivos que estão a atrasar o seu projeto.

Sincronizar dispositivos

Muito poucos utilizadores possuem um único gadget. Normalmente, o seu cliente médio tem vários dispositivos em uso constante. Portanto, precisa de designs de experiência do utilizador que sejam igualmente eficazes em todos os sistemas operacionais e plataformas. Ao mesmo tempo, a funcionalidade de diferentes dispositivos deve ser sincronizada com uma única lógica de ação.

 netflixparty.com

Se acha que os utilizadores estão limitados a um smartphone, tablet, laptop ou desktop, pode estar errado. Esta lista está longe de estar completa. Existem também gadgets que são usados ​​diariamente. Por exemplo, dispositivos vestíveis e relógios inteligentes.

Portanto, o design de UI / UX deve concentrar-se no desenvolvimento de todos os tipos de dispositivos do utilizador. A tendência da tecnologia vestível deve tornar-se fundamental em 2021. Portanto, vale a pena trabalhar mais rápido nessa direção para não perder a tendência.

Conclusão

O desenvolvimento de UI / UX ativo trará muitas oportunidades em 2021. As marcas terão que trabalhar simultaneamente em várias direções, desde a introdução de um tema escuro à visualização 3D de elementos. Toda a mudança global requer uma análise equilibrada; afinal, estão em jogo posições competitivas de nicho, reputação e indicadores de negócios.

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