A utilização de redes sociais aumentou exponencialmente ao longo do ano passado. A necessidade de comunicar e procurar novas formas de entretenimento fez com que este tipo de aplicações tivesse as maiores quotas de mercado. A digitalização e as rotinas assumidas durante o período de crise pandémica marcaram um antes e um depois na forma de interagir com eles que, apesar das previsões, continuam o seu crescimento imparável.
De acordo com dados do primeiro trimestre de 2021 do IGMobile, o YouTube mantém a 1ª posição com uma quota de mercado de 84,3%. Contudo, apesar de um aumento de 2,1% na quota de mercado, o Instagram (81%) está mais uma vez em segundo lugar.
Facebook (75,8%), com uma queda de 2,7%, mantém a terceira posição bem à frente do TikTok (46,1%), a aplicação com o maior crescimento em relação ao final de 2020 e cuja quota de mercado aumentou 27%. Atrás deles está o Twitter (28,8%), que se mantém inalterado.
Para encerrar a classificação estão Pinterest (17,1%), Snapchat (15,9%), LinkedIn (10,4%), que cai 5,5% e torna-se a aplicação com o maior declínio registado, Twitch (9,9%) e Discord (8,2%), que ocupa o último lugar.