SEMrush, a plataforma de ferramentas tudo-em-um de marketing digital que fornece dados para o marketing digital, SEO, SEM e PPC, realizou um estudo sobre os ecommerces que registaram mais tráfego web durante 2018 no Google Espanha.

Assim, os dados do estudo mostram que o gigante da distribuição, Amazon, está classificado em primeiro lugar como uma loja online que recebeu mais tráfego web no ano 2018, em segundo lugar, encontramos o site da marca eletrónica Samsung e o terceiro lugar é o Booking, agregador de tarifas de viagem e hospedagem.

Nas seguintes posições da tabela encontramos outros ecommerces como El Corte Inglés, eBay.es ou Aliexpress.com, enquanto Zara, Ikea ou eBay.com aparecem nas últimas posições do ranking.

Quanto à origem deste tráfego web, o estudo mostra que o smartphone é hoje o dispositivo mais utilizado pelos espanhóis quando fazem compras online, já que 74% das visitas a estes ecommerces foram feitas através do telemóvel, enquanto apenas 26% do tráfego foi através de desktop.

Se compararmos a origem do tráfego web dos principais ecommerces do Google Espanha durante 2017 e 2018, observa-se que a tendência de visitas através do desktop é baixa, por isso é essencial que as lojas online adaptem os seus sites para proporcionar uma melhor experiência de compra através do smartphone.

A SEMrush, também analisou os principais top-produtos PLA dos principais ecommerces, ou o que significa o mesmo, os produtos que aparecem dentro da seção Google Shopping, e o resultado é que dentro da Amazon os produtos que aparecem primeiro são tão diversos quanto: laptop, Apple iPhone ou running shoes, se analisarmos os produtos Samsung mostrados no Google Shopping aparecem primeiro o smartphone Galaxy s9, s8 e j7.

O Booking, por sua vez, não mostra anúncios deste tipo, pelo que o próximo ecommerce analisado foi o El Corte Inglés, cujos produtos de topo no Google Shopping são: Smart TV, TV Samsung e laptop HP.

José Facchin, Regional marketing Manager de SEMrush Iberoamérica comenta: «A tendência que encontramos em 2018 de crescimento significativo no uso de telemóvel diz-nos que o foco principal dos ecommerces em 2019 deve ser dirigido ao utilizador de telemóvel. Ou seja, tens que adaptar o teu site para telemóveis, implementar AMP, ajustar as suas campanhas de marketing e SEO para pesquisa de telemóvel. Isso não significa que tens que abandonar a versão desktop do teu ecommerce, mas certifica-te de que a versão móvel do teu ecommerce é competitiva e amigável. Por exemplo, na SEMrush podes analisar o teu site com o Site Audit para erros AMP, receber dicas de melhoria e implementá-las imediatamente”.

 

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram