Unilae: o novo marketplace da PcComponentes quer conquistar Portugal

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Making it different é o slogan sob o qual Unilae é apresentado, o novo marketplace do Grupo PcComponentes centrou-se nas vendas multicategorias B2C para vender produtos em toda a Europa. O lançamento está previsto para o final de 2021, com o objetivo de expandir as operações em França, Alemanha e Portugal em 2022. Em 2023, a Unilae dará o salto para o resto da Europa.

Em apenas 15 anos, a empresa de Múrcia percorreu um caminho que a levou a tornar-se uma referência nacional no comércio eletrónico, com um volume de negócios de 650 milhões de euros em 2020. Os últimos cinco anos têm sido especialmente ativos, onde a empresa fundada por Francisco Yúfera e Alfonso Tomás quase triplicou o seu volume de negócios (271 milhões de euros em 2016), abriu lojas físicas, lançou a sua marca em Portugal, abriu um marketplace em Espanha e agora, mais um passo com a Unilae para conquistar a Europa, uma das suas tarefas pendentes durante anos.

Atualmente, PcComponentes tem 1,7 milhões de clientes ativos (que compraram pelo menos uma vez no último ano), 2 milhões de assinantes da sua newsletter e 15 milhões de visitas anuais ao website e uma taxa de CVR ou de conversão de 1,9%.

Isto, juntamente com condições financeiras vantajosas para as marcas (sem custos de integração, sem período de permanência e sem taxas mensais) torna a Unilae uma opção interessante para vender no estrangeiro.

Que serviços prestará a Unilae?

O novo marketplace Unilae irá oferecer aos vendedores serviços de controlo de fraudes, gestão de checkout ou pagamento, importação de encomendas de backoffice, confirmação de encomenda ao cliente, envio de e-mail de confirmação de envio ao cliente e reembolso ao cliente, se necessário.

Enquanto os vendedores serão responsáveis por estas ações dentro da Unilae: gestão do catálogo, atualização do stock de backoffice, aceitação de encomendas, confirmação de expedição de backoffice, gestão logística de expedição e devoluções, faturação ao cliente final, bem como serviço ao cliente.

Para além disso, os requisitos de entrada para os vendedores neste marketplace obrigam a cumprir prazos de entrega inferiores a 5 dias úteis a partir da colocação da encomenda (preços de envio inferiores a 5 euros e com rastreabilidade), bem como a uma gestão rápida e fácil das devoluções.

No que diz respeito ao serviço ao cliente, o vendedor é responsável. O cliente só pode contactar o vendedor através da plataforma. As chamadas e livechat serão da responsabilidade da equipa da Unilae, enquanto as perguntas feitas pelos clientes serão encaminhadas para o vendedor caso o marketplace não tenha os conhecimentos necessários para responder.

O modelo de negócio da Unilae será o modelo habitual de taxa por venda, variando entre 5% para produtos como computadores, computadores portáteis ou tablets onde a margem é mais baixa, até um máximo de 20% para a categoria de jóias e bijutaria, com uma margem operacional muito superior. Contudo, a Unilae também venderá em categorias como moda, desporto, beleza, motor, bricolage, brinquedos, livros, música, adega de vinhos e animais de estimação.

Posicionamento e segmentação

O objetivo da PcComponentes é «oferecer a melhor seleção de produtos para que os nossos clientes possam satisfazer as suas necessidades num só local e através do melhor serviço. Queremos satisfazer e fazer os nossos clientes felizes, oferecendo-lhes as melhores marcas do mercado em todas as nossas categorias. Além disso, iremos criar parcerias com marcas e retalhistas responsáveis do ponto de vista ético e ambiental. Com isto, queremos encorajar os nossos clientes a serem responsáveis nas suas acções de consumo».

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