Webinar da GfK fala sobre os comportamentos de consumo dos portugueses durante a pandemia

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No passado dia 7 de abril, decorreu a 25ª Conferência GfK Portugal, intitulada de «Pandemia e Resiliência». No Webinar estiveram presentes António Salvador, Norbert Herzog, Carlos Figueiredo, Rui Reis, Miguel Faias e Jorge Reis

No ano passado, os nossos comportamentos de consumo mudaram, assim como as tendências, onde foi preponderante a digitalização dos nossos lares com cerca de 1 milhão de trabalhadores em teletrabalho durante o estado de emergência, correspondendo a cerca de ¼ dos portugueses empregados.

Durante a conferência foram evidenciados alguns dos segmentos que mais cresceram no confinamento. O encerramento dos cabeleireiros e barbeiros incentivou ao crescimento de algumas categorias como:

  • Kits Multigrooming +38%;
  • Máquinas de barbear +3%;
  • Aparadores de barba +37%;
  • Depiladoras +4%;
  • Aparadores Cabelo +80%;
  • Alisadores -6%;
  • Secadores de cabelo -12%;

À medida que a socialização reduzia, a necessidade de se arranjar diminuiu e o consumidor centrou-se no básico, cortar o cabelo.

Enquanto isto, o Eat @home aumentou as vendas de grandes e pequenos eletrodomésticos na cozinha, com um aumento de:

  • 62% em máquinas de cozinhas;
  • 20% em máquinas de café;
  • 51% em congeladores;
  • 15% em fornos.

Também se verificou um crescimento a nível de eletrodomésticos que simplificam tarefas e permitem hábitos alimentares saudáveis​​.

Mercados em 2021 vs 2020: O que vai ser diferente?

Durante a conferência da GfK, foram ainda abordadas questões relativas à mudança do mercado desde o ano passado até agora.

  1. Retalho Offline

Menor restrição na abertura de lojas e perspetiva de começarmos o caminho de regresso a uma possível normalidade.

  1. Timing do impacto

Início do ano será mais positivo, até maio, mas o segundo semestre deverá reunir várias condições que vão alterar a dinâmica de crescimento

  1. Impacto nas categorias

@home vai manter-se relevante mas gradualmente menos. As categorias que estavam a ganhar penetração antes da pandemia, continuarão a crescer acima da média.

  1. Impacto no consumidor

O consumidor vai sentir a necessidade de mudar consumos à medida que a vacinação se generalize, mas alguns hábitos como o work @home vieram para ficar.

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