A compra de um sofá é algo que pode ser muito divertido e…  bastante complicado. Desde a escolha, normalmente em poucos minutos numa loja cheia de gente, até ao transporte, que se pode tornar no principal problema quando não passa pelas portas ou não cabe no elevador, o que muitas vezes causa incómodo aos clientes. 

Recentemente descobrimos uma loja online de origem espanhola, Pummba, que vende sofás modulares com entregas fáceis, entre 24 a 48 e que permite um período alargado para experimentar a sua nova peça de mobiliário. Josep Sánchez, Co-founder e CEO na Pummba, conversou connosco e explicou-nos o conceito por detrás desta ideia inovadora e a possível entrada em Portugal.

Ecommerce News (EcN): A entrega de um sofá pode ser muito complicada. Um objecto grande e delicado que muitas vezes não consegue passar pelas portas. É por isso que o conceito de Pummba é bastante inovador. Fale-nos um pouco sobre a marca e como surgiu a ideia.

Josep Sánchez (JS): A Pummba nasceu para reinventar a forma de comprar um sofá de designer. O sucesso do meu parceiro Toni com a Marmota ajudou-nos a validar que fazia sentido redesenhar um produto de um sector tradicional para o adaptar ao comércio electrónico actual.

Acreditamos que a sociedade está cada vez mais habituada a fazer compras e a viver digitalmente. Somos mais nómadas, habituados ao transporte rápido e a produtos cada vez mais conscientes do ambiente. Então porque é que ainda compramos um sofá como comprávamos há 20 anos atrás?

Depois vimos uma oportunidade de reinventar o processo de compra e o próprio produto: um sofá que cabe em caixas pequenas e fáceis de transportar, com materiais topo de gama, chega em apenas 1 ou 2 dias e tem 100 dias para o experimentar. E tudo isto com um design inovador e moderno.

EcN: 100 dias para experimentar é uma característica muito interessante! Como pensaram nisso?

JS: Parte do processo de compra de um sofá hoje em dia envolve experimentá-lo numa loja, sentado, com pessoas à volta, durante alguns minutos e provavelmente com alguém que tenha interesse em que o compre.

Como é que vai escolher um sofá que vai estar consigo durante mais de 10 anos em apenas 5 minutos? Um sofá é testado em casa enquanto se vê uma série, a comer pipocas e depois a fazer uma soneca. E se não acordar melhor, não é o seu sofá.

É por isso que estamos a dar 100 dias, para que possa experimentar o sofá na sua vida quotidiana e ver se o mesmo se adapta a ti. Não queremos que sejas tu que te adaptes ao sofá.

EcN: Em Valls, Tarragona, é onde a magia acontece. Como se gere a distribuição dos produtos Pummba?

JS: Temos um parceiro industrial com uma longa história no sector que garante a qualidade de todos os produtos Pummba e como fornecer a visão para construir os melhores produtos no futuro.

Quando uma encomenda chega, no mesmo dia ou no dia seguinte, as peças que o cliente comprou são preparadas, colocadas nas caixas e enviadas.

EcN: Tem um acordo de exclusividade com os CTT e isso significa que Portugal é o próximo?

JS: Não temos exclusividade com nenhum fornecedor de transporte. Os CTT prestaram o serviço de que precisávamos com a rapidez que procurávamos, embora as caixas fossem maiores do que muitos outros sítios de comércio electrónico.

A nossa visão é expandir o sofá numa caixa por toda a Europa. Assim, Portugal está nos nossos planos a médio e longo prazo. No entanto, é demasiado cedo para identificar um mercado específico. O que queremos fazer é alcançar o maior número possível no futuro e fazer Pummba! em toda a Europa.

EcN: Tempo médio de entrega de 1 dia em toda a Espanha, sem custos, e com a possibilidade de agendar datas de entrega? Isto parece bom demais para ser verdade. Como tornar tudo isto possível?

JS: Pensando em tudo até ao mais ínfimo pormenor e procurando os melhores parceiros. Se encomendar uma Pummba hoje antes das 12 horas, chegará amanhã. E se encomendar mais tarde, chegará no dia seguinte. E se houver algum problema de entrega, estaremos em cima do assunto. É um desafio cumprir estes timings, mas estamos a chegar lá e está a ficar cada vez mais fácil e ágil. 

EcN: “Não aceitamos mais de uma devolução por cliente para o mesmo produto” O que é que isso significa?

JS: Quando oferecemos uma prova de 100 dias, esperamos que o cliente aproveite para ver se Pummba se enquadra na sua casa e no seu estilo de vida. Mas queremos evitar que eles o tratem como um aluguer.

Assim, se virmos que uma pessoa encomenda um determinado modelo e o devolve, não permitiremos que o devolva se voltar a comprar o mesmo produto. Compreendemos que os 100 dias foram suficientes nesse caso. Se quiser mudar a cor ou adicionar módulos, seria diferente.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Scroll to Top