Iniciamos uma nova década onde a transformação digital e a integração de tecnologias para otimizar os processos e alcançar melhores resultados será o foco principal do trabalho das empresas. Tudo isso sem esquecer a incorporação de valores e ações que promovam a sustentabilidade em todas as áreas, desde a igualdade de género, até o meio ambiente ou a inclusão. Neste contexto, especialistas da consultoria digital We Are Marketing analisaram os desafios e tendências que marcarão o marketing digital em 2020.

A otimização das experiências, a hiper-personalização e a criação de conteúdos em formato de vídeo e áudio, serão estratégias chave quando se trata de impactar um consumidor cada vez mais saturado de informação e mais exigente com o impacto que as empresas têm sobre o meio ambiente e a sociedade. Na verdade, «o maior desafio que tanto as PME como as grandes empresas terão de enfrentar será o impacto nos utilizadores certos, tornando as campanhas cada vez mais lucrativas, uma vez que com a nova legislação sobre Cookies e bloqueadores de publicidade será cada vez mais difícil e caro chegar aos utilizadores«, diz Natalia Bergareche, Directora de Marketing Empresarial da We Are Marketing.


Por outro lado, a análise será outra grande área de trabalho, «especialmente nas pesquisas de voz, que estão no auge e nas quais as empresas ainda não sabem como extrair informação suficiente«, disse Bergareche.

Tendências 2020 no marketing digital

  1. Pesquisas de voz

Os sistemas de voz vão continuar a crescer. O desafio deste ano reside principalmente em encontrar uma forma de continuar a impactar o utilizador, mesmo que seja sob a forma de uma menção da marca.

Neste sentido, com o progresso alcançado nas tecnologias de voz e a maturidade que os chatbots e assistentes digitais personalizados estão a atingir, é mais do que provável que em 2020 os utilizadores sejam capazes de manter conversas nos dois sentidos. Portanto, as empresas que adaptarem as suas estratégias para fornecer respostas de voz através de chatbots ou assistentes de voz aproveitarão uma oportunidade de negócios para a qual muitos ainda não estão preparados.

  1. Intenção de pesquisa, estrutura de conteúdo e dados estruturados

Cada vez mais relevante para aparecer nos vários resultados do Google. Em 2020, aparecerão novos tipos de resultados, especialmente os relacionados com as tecnologias de voz, e teremos que nos adaptar para aparecer e aproveitar o que nos podem oferecer.

  1.  Conteúdo de alta qualidade em formato de vídeo e com legendas

O vídeo continuará a ser o rei, seja para conteúdo web, posts em blogs ou redes sociais. Todas eles devem incluir legendas, já que a maioria será consumida a partir de dispositivos móveis e provavelmente sem áudio, por isso é recomendado tornar a experiência do utilizador satisfatória e acessível, promovendo assim a inclusão.

  1. A experiência do utilizador

A User Esxperience é algo que afeta os utilizadores globalmente, desde a sua experiência digital num e-commerce até o tratamento que recebem de um call center. Neste segundo caso, o atendimento ao cliente tenderá a ser supervisionado por tecnologias de voz como as da Salesforce, onde uma chamada de um cliente insatisfeito pode tornar-se uma oportunidade de vendas se tiveres um bom histórico.

Em termos de SEO, a experiência do utilizador é um dos fatores mais importantes para o Google e deve ser otimizada até 2020. A velocidade de carregamento das páginas web, a navegação simples e a incorporação de conteúdos relevantes e de qualidade são elementos fundamentais para adaptar a experiência do utilizador às novas necessidades que tanto o Google como os consumidores exigirão de nós.

  1. SEO local

Google My Business será muito importante em 2020, a produção de críticas pelos utilização e a realização de links locais, lojas, negócios, empresas na área local onde a tua organização está estabelecida será um aspecto fundamental para trabalhar este ano se quisermos aparecer nas primeiras posições do nosso.

  1. Inteligência Artificial para a previsão do comportamento humano

Até o ano 2020 uma das tendências do SEM será orientada para expandir o uso da inteligência artificial com o objetivo de imitar a inteligência humana. Desta forma, a análise preditiva será alcançada com uma maior taxa de sucesso, o que nos permitirá continuar a reforçar a personalização dos conteúdos.

  1. Machine Learning e automação, através de tecnologia e Big Data

A irrupção daScience Data ou do processamento de dados já é uma realidade. A recolha, o bom uso dos dados e a utilização de machine learning estão a tornar possível prever o comportamento do utilizador. Esta tendência continuará a ser forte em 2020 nas estratégias de SEM, bem como na extração e análise de dados.

  1. Big Data e Automação

Até 2020, espera-se que grande parte das tarefas que estejam relacionadas com dados estejam automatizadas, aumentando a produtividade e a eficiência dos resultados. Isso permitirá ter uma maior quantidade de informação sobre as campanhas realizadas, a fim de conhecer os resultados e propor melhorias nas estratégias subsequentes.

  1.  Logótipos flexíveis e dinâmicos

A grande variedade de formatos e suportes em que as marcas estão integradas levará à extensão de uma tendência que começou em 2019: a flexibilização dos logótipos. A ideia é estabelecer formatos dinâmicos que possam ser estendidos, encurtados e adaptados a diferentes meios, seja em partes ou como um todo. Assim, marcas como a Dunkin Donuts ou Mastercard já começaram a implementar este tipo de estratégia que lhes permite expandir as suas possibilidades de comunicação.

  1. Marcas Pretendidas e Inclusivas

Não é novidade que as marcas podem conseguir uma maior conexão quando têm um propósito com que lutar na mente do consumidor. No ano passado, vimos como a sustentabilidade se tornou um requisito indispensável que as empresas tinham de integrar como parte dos seus valores. Esta demanda, exigida em parte pelos consumidores, continuará em 2020 e a ela serão acrescentadas outras questões que as empresas deverão integrar nas suas estratégias, como identidade de género e a saúde.

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