Os marketplaces estão cada vez mais famosos na Europa e o Reino Unido segue a tendência. Cerca de 69% dos britânicos compra regularmente online e desses, 57% prefere comprar no marketplace do que directamente do website do retailer (13%).
Segundo a investigação da Adobe os compradores online no Reino Unido são quatro vezes mais propensos a comprar em marketplace sendo atraídos por amplas gamas de produtos, infra-estrutura de entrega robusta e passos curtos entre o login e o check-out típicos dos marketplaces.
«Os marketplaces conseguiram antecipar-se aos outros retalhistas e marcas, graças à sua capacidade de escalar rapidamente e estabelecer uma reputação de fiabilidade que os viu tornarem-se os primeiros porta-voz de uma vasta gama de mercadorias» comentou Peter Bell, Marketing Director, EMEA, na Adobe.
Esta tendência está aqui para ficar segundo os investigadores da Adobe, e isto deve-se ao facto de os consumidores disporem agora de mais tempo e devido às restrições às compras na loja. Entre os meses de Março e Junho, o comprador online no Reino Unido fez 11 compras num marketplace online e apenas 3 num website de um retalhista online.