O OLX divulgou ontem os resultados do estudo feito, sobre o impacto da Covid-19 nos comportamentos de compra e venda na plataforma. O estudo realizado a 4.345 clientes, de diferentes países, considerou todas as categorias do OLX e decorreu durante a 1ª e 2ª quinzena de abril e 1ª quinzena de maio, com o início do de confinamento.
Principais conclusões:
- 55% dos inquiridos portugueses afirma que tem mais tempo livre.
- 1ª quinzena de abril 80% dos utilizadores atrasou os seus planos, até voltarmos à normalidade.
- 62% afirmam que a pandemia terá um impacto superior a 12 semanas, nas suas vidas.
- Houve um aumento nas entregas em casa no período de confinamento com 43% a responder que está a fazer compras mais frequentes.
- 32% aumentaram às visitas à plataforma
- A categoria OLX que mais sofreu na compra e venda de artigos foi a área de tecnologia/eletrodomésticos com 33% no início e fim de abril e 34% no meio de maio.
- Conclui-se ainda que apesar do receio instaurado pela pandemia, os inquiridos não deixaram de anunciar no OLX (67%, 74% e 76%)
O estudo concluiu também que 50% dos inquiridos portugueses admite desistir de transações devido ao confronto cara a cara com os anunciantes
