94% dos portugueses estão dispostos a mudar os seus hábitos de compra em nome da sustentabilidade

Atualmente, 9 em cada 10 europeus (86%) estão prontos para alterar o seu consumo diário. No caso dos portugueses, esta predisposição é ainda mais notória (94%), nomeadamente no que se refere ao cuidado em não comprar produtos e serviços de que não necessitam (90%); em comprar produtos sustentáveis (96%) ou em reduzir o seu consumo diário (96%).

Estes resultados foram divulgados pelo Oney Bank, na segunda edição do barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra, um estudo realizado em parceria com a Harris Interactive com base num inquérito feito a uma amostra representativa da população europeia, concretamente em Portugal, Espanha e França.

Dedicada à economia circular, a mais recente edição deste Barómetro revela que os europeus se tornaram mais atentos ao seu consumo, aumentando o cuidado em evitar comprar produtos e serviços de que não necessitam, procurando adquirir produtos mais sustentáveis e reduzindo o seu consumo diário. O estudo demonstra que, em 2022, a sustentabilidade dos produtos tem vindo a tornar-se um critério essencial para as compras dos europeus, a par do preço, este último muito reforçado pelo atual contexto económico inflacionista.

Popularidade do mercado de artigos em segunda mão aumenta 50%

O mercado de artigos em segunda mão viu a sua popularidade aumentar 50% no espaço de um ano e metade dos europeus pretendem recorrer mais a esta opção, ao longo deste ano. Para acelerar esta dinâmica, o preço, a confiança e os serviços associados, particularmente em termos de pagamento, revelam ser alavancas fundamentais. 

Combate ao desperdício e sustentabilidade do produto

Nos últimos 12 meses, dois critérios de compra estão a tornar-se cada vez mais considerados pelos europeus como fatores determinantes no seu consumo: em primeiro lugar o combate ao desperdício (56% a nível europeu e 57% em Portugal) e a sustentabilidade do produto (47% dos europeus e 45% dos portugueses). Entre os critérios de responsabilidade, a redução da pegada de carbono dos produtos comprados é assinalada como o menos importante para os consumidores europeus.

Em 2022, 90% dos consumidores europeus estão particularmente atentos à sustentabilidade dos produtos (96% no caso dos portugueses) e mais especificamente quando se trata de eletrodomésticos e tecnologia (telefones, computadores, etc).

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Scroll to Top