94% das PME europeias passaram parte do seu negócio para o online impulsionadas pela pandemia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Salesforce divulgou a quinta edição do seu relatório SMB Trends Report, dedicado a compreender as principais tendências de negócio e digitalização das PMEs.

Após terem sido auscultadas mais de 2.500 PME no mundo, 42% das quais na Europa, o relatório conclui que a pandemia levou 94% das empresas de pequena e média dimensão a passar uma parte do seu negócio para o online.

O mais recente relatório da Salesforce vem evidenciar ainda que, por entre as empresas que avançaram com maiores investimentos na digitalização dos seus negócios durante a pandemia, a larga maioria (66%) fê-lo com até 50% das suas infraestruturas e 28% a mais de metade ou até à totalidade dos seus serviços. O relatório conclui ainda que, dos investimentos em digitalização, 71% das empresas inquiridas acreditam que as mudanças feitas irão beneficiar o negócio não apenas durante o período pandémico, mas também a longo prazo.

O contexto pandémico dos últimos 18 meses veio impulsionar o fenómeno da transformação digital em empresas de todo o mundo. Sabemos que, sobretudo para as PME, se tratou de um verdadeiro desafio, conseguir responder às exigências do negócio e à evolução das necessidades do cliente, que hoje em dia é marcadamente digital. Os resultados deste relatório vêm assim comprovar que a tecnologia tem sido um dos motores fundamentais das empresas que estão a prosperar e continuarão a ser bem-sucedidas no futuro.

Rui Azevedo Costa, Area Vice President of Sales da Salesforce para a Ibéria e Itália. 

Entre todo o universo PME europeu, as empresas que estão em crescimento usam mais tecnologia do que as que estão estagnadas ou em decréscimo de atividade. Neste sentido, 42% das PME em crescimento utilizam tecnologia no contacto com o cliente, 49% para as vendas e 42% para o marketing, por oposição a 23% no contacto com o cliente, vendas e marketing por parte das PME estagnadas ou em decréscimo.

As mudanças nas interações com os clientes foram as principais responsáveis pelos investimentos em tecnologia, que levaram 39% das PME europeias a dedicarem mais recursos na comunicação, 33% a aumentarem as formas de contacto, 31% a oferecerem mais flexibilidade aos clientes e 23% a priorizarem a manutenção de relações duradouras ao invés de compradores one shot.

Também impulsionado por mudanças de comportamentos por parte dos consumidores durante a pandemia, 73% das PME na Europa afirmam querer manter serviços contactless, nomeadamente nos pagamentos (38%), no serviço ao cliente (38%), no serviço de E-Commerce (30%) e nas encomendas mobile (23%).

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba