A Amazon quer os recibos das suas compras. O programa Amazon Shopper Panel pagará aos participantes para partilharem 10 recibos todos os meses de qualquer compra que tenham feito fora da Amazon e para responderem a inquéritos sobre marcas e produtos.

Para partilhar os recibos com a Amazon, os participantes podem fazê-lo enviando um e-mail para Recets@panel.amazon.com ou uma aplicação móvel que tenham lançado recentemente para o iOS e Android. As recompensas pela participação são de $10, embora possa eleger que sejam doadas.

Neste momento, só se pode aceder por convite e é apenas para americanos.

Amazon acusada de monopólio

O lançamento deste programa poderia estar relacionado com as últimas acusações de que a empresa está a construir um monopólio.

Em julho, o Comité Judiciário da Câmara dos Estados Unidos questionou o CEO Jeff Bezos sobre a utilização de dados de vendas de comerciantes estrangeiros pela sua empresa na sua plataforma. Os reguladores americanos acabaram por acusá-lo de monopólio. O CEO da Amazon testemunhou que as políticas da empresa eram contra isto, mas não o conseguiu provar.

O Wall Street Journal também relatou anteriormente que a Amazon estava a utilizar dados de vendedores internos para desenvolver as suas próprias marcas privadas.

De acordo com a empresa, o programa Amazon Shopper Panel irá ajudar outros retalhistas:

Neste ambiente retalhista incrivelmente competitivo, a Amazon trabalha com marcas de todos os tamanhos para os ajudar a crescer os seus negócios não só na nossa loja, mas também nos muitos locais onde os clientes fazem compras. Também trabalhamos arduamente para fornecer aos nossos parceiros de vendas, e às pequenas empresas em particular, ferramentas, conhecimentos e dados que os ajudem a ter sucesso na nossa loja. Mas a nossa loja é apenas uma peça do puzzle. Os clientes utilizam rotineiramente a Amazon para descobrir e aprender sobre os produtos antes de os comprarem noutro local. De facto, a Amazon representa apenas 4% das vendas a retalho nos EUA. Por conseguinte, as marcas recorrem frequentemente a painéis de consumidores e empresas de business intelligence de terceiros, como a Nielsen e a NPD, e a muitos fornecedores de dados específicos de segmentos, para obterem informações adicionais. Estes painéis de consumidores opcionais estão bem estabelecidos e muitas empresas utilizam-nos para recolher feedback dos consumidores e informações de compra. Estas empresas agregam comportamentos de compra em todas as lojas para reportar dados tais como preço médio de venda, total de unidades vendidas, e receitas para dezenas de milhares dos produtos mais populares.

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