A Amazon permite-lhe cancelar a sua subscrição Prime em dois cliques

A Amazon compromete-se a simplificar o processo de cancelamento das assinaturas Prime para os utilizadores de toda a Europa. Isto vem na sequência de queixas de vários grupos internacionais de defesa do consumidor. Estas organizações argumentaram que para cancelar a inscrição, os consumidores “tinham de passar por inúmeros obstáculos, tais como menus de navegação complicados, redacção tendenciosa e opções confusas.”

Agora, foi acordado simplificar a experiência, reduzindo ainda mais o texto para que os consumidores não sejam distraídos por avisos e dissuadidos de cancelar. Esta alteração, explica o organismo da UE, era necessária para cumprir as regras da UE em matéria de protecção do consumidor e, em particular, a Directiva sobre Práticas Comerciais Desleais.

Optar por uma subscrição online pode ser muito útil para os consumidores, uma vez que é frequentemente um processo muito simples, mas a acção inversa de cancelar a subscrição deve ser igualmente fácil. Os consumidores devem poder exercer os seus direitos sem qualquer pressão das plataformas. Uma coisa é clara: o design manipulativo ou padrões obscuros devem ser proibidos. Saúdo o compromisso da Amazon de simplificar as suas práticas para permitir aos consumidores anularem a sua subscrição livre e facilmente.

Didier Reynders, Comissário para a Justiça.

Cancelar com apenas dois cliques

Os consumidores da UE e do Espaço Económico Europeu poderão cancelar a subscrição do Amazon Prime em apenas dois cliques através de um botão de cancelamento proeminente e claro. As alterações aplicar-se-ão a todos os sites da UE na Internet, desktop, dispositivos móveis e tablets com efeito imediato.

Na altura da queixa, o Conselho Norueguês do Consumidor publicou um relatório a detalhar o complexo fluxo de trabalho que a Amazon tinha concebido para dissuadir os consumidores de cancelar o serviço Prime, descobrindo que o processo estava repleto de técnicas de design manipulativo, também conhecidas como “padrões escuros”.

As alterações anunciadas aplicar-se-ão às lojas online europeias da Amazon na Alemanha, França, Itália, Espanha, Holanda, Polónia e Suécia. Por enquanto, aos utilizadores da loja norte-americana da Amazon que também são membros Prime não será oferecido o mesmo processo simplificado de cancelamento.

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