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Por vezes as empresas vêm a pensar que o único lugar onde importa estar bem posicionado é no Google, pois bem, uma coisa vos digo, elas estão erradas. A tradução de SEO para português é otimização para motores de pesquisa. Não esquecer que os mercados como a Amazon também incluem um sistema de pesquisa no seu site.

É crucial entrar nos primeiros artigos sobre a Amazon, porque o estudo Feedvisor Proprietary Consumer Research realizado em 2019 revelou que 44% dos consumidores não passaram para a segunda página das pesquisas na Amazon.

Como funciona o SEO na Amazon?

A primeira coisa que precisamos de saber é como funciona o SEO da Amazon. Temos de ser claros que o algoritmo que a Amazon utiliza para «ordenar as suas pesquisas» não é o mesmo que o do Google.

O algoritmo da Amazon é conhecido como o A9, e está constantemente a aprender e a mudar. O que se sabe é que analisa os padrões de pesquisa para se adaptar ao que é mais relevante para os clientes, e está construído sobre dois princípios: desempenho e relevância. Por exemplo, um produto que tenha fortes vendas será classificado mais alto nos resultados de pesquisa na Amazon, porque o programa entende que é um produto que utiliza bem as palavras-chave.

Num estudo sobre SEO da Amazon, Feedvisor explica como se apresenta a seguir: «Quanto mais vendas gerar, mais a Amazon irá beneficiar. Será dada prioridade aos produtos que obtêm mais vendas na Amazon«.

Palavras-chave na Amazon

Quando começamos a vender na Amazon, um dos nossos principais objetivos tem de ser aparecer entre as primeiras pesquisas, e sabemos que as palavras-chave são o aliado perfeito para ter um bom posicionamento SEO; isto não acontece apenas no Google.

As palavras-chave são utilizadas para se ligarem aos nossos clientes, eles irão procurar um produto que desejem, utilizando três ou quatro palavras. Temos de colocar essas palavras na nossa ficha de produto.

Tem de ter muito cuidado com isto, porque se colocar palavras muito gerais, apareceremos dentro das mesmas pesquisas que outros produtos que não têm nada a ver com os nossos. Aqui o importante é usar tanto no nome do produto como na descrição, palavras relevantes e detalhadas relacionadas com o que queremos vender.

A primeira coisa a fazer para encontrar as palavras-chave que funcionarão melhor com o nosso produto, de acordo com Feedvisor, é investigar. Para tal, as melhores fontes são: análises de produtos, listas de produtos da concorrência, melhores vendedores dentro das especificidades e procurar outras subcategorias de nicho onde o seu produto possa cair.

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