A indústria da moda em 2021 : tendências para a estratégia de marketing

A pandemia veio afetar a economia global e o setor da moda em 2021 (e 2020) foi um dos mais atingidos. Com o lucro global a diminuir 93% devido ao confinamento, a indústria da moda teve de se adaptar aos novos hábitos de consumo e de se reinventar lado a lado com a acelerada transformação digital. No mundo da moda, as emoções desempenham um papel importante na decisão de compra do produto. Contudo, e como consequência da pandemia, a mentalidade geral dos consumidores mudou de compras mais emocionais para compras mais racionais refletindo sempre na utilidade do produto. Em concordância, e do ponto de vista do consumidor, passar mais tempo em casa significa perder o interesse em comprar roupa, sapatos ou outros acessórios. 

Para refutar esta tendência e aumentar a visibilidade e número de vendas, trazemos hoje para si três tendências Marketing e sete dicas o vão ajudar no seu negócio em 2021 segundo um artigo lançado pela channable.

3 tendências de marketing que não pode perder em 2021

É cada vez mais importante saber como chegar ao cliente através dos diferentes meios e descobrir o que ele procura e deseja.
  • Digitalização

O futuro do mundo da moda em 2021 passa cada vez mais pelo digital. Como tal, as marcas devem ajustar-se a estas mudanças para acompanhar os clientes que progressivamente preferem a conveniência e rapidez das compras online. Segundo estudo da Euromonitor International, o comércio eletrônico representa 28% das vendas de roupas e calçados em todo o mundo.

Só no Reino Unido, a população que faz compras online aumentou de 41% para 86% entre 2019 e 2020. Esse aumento ressalta a necessidade de digitalizar o negócio para que seja possível chegar onde os clientes estão hoje: no mundo online.

  • Personalização

Nos dias de hoje, é importante oferecer aos clientes uma experiência especializada e adaptada às suas necessidades e vontades. Para tal, é preciso fazer proveito da tecnologia e inteligência artificial para moldar as mensagens, ofertas e conteúdos aos clientes. Os chatbots são um exemplo de tecnologia que permite questionar aspectos importantes e recolher dados sobre as preferências e hábitos de consumo. Posteriormente, estas informações podem ser usadas para sugerir produtos semelhantes e acelerar a decisão de compra.

  • Sustentabilidade

A indústria da moda é responsável por 10% das emissões de carbono em todo o mundo e é o segundo maior consumidor de abastecimento de água global . Nos últimos anos, e com a consciencialização do desperdício de água e o impacto das emissões de gases poluentes para a atmosfera, o termo «moda sustentável» tem ganho poder.

Hoje em dia, já é possível ao consumidor de fast fashion comprar de forma mais responsável. Várias marcas já lançaram linhas sustentáveis, como é o caso da Zara com uma linha ‘Join Life’ e uma linha ‘Conscious’ da H&M.

7 dicas para aumentar a visibilidade e aumentar as vendas online

O número de compradores no mundo online aumentou, o que representa uma oportunidade para as marcas aumentarem o leque de clientes. Para tal, é importante que estas se destaquem da concorrência para conseguir a atenção dos consumidores. Mas como pode melhorar a visibilidade e destacar-se dos concorrentes?
  • Melhorar a loja online

O primeiro contato que o consumidor terá com a loja será a página principal. Como tal, é importante que a mesma seja atrativa . Uma ideia é anunciar os produtos de forma cativante através do uso de imagens de diferentes ângulos, grandes planos e até vídeos curtos com modelos. 

  • Utilizar conteúdo gerado pelo utilizador

Os clientes podem desempenhar um papel importante na estratégia e promoção da marca. Pedir para que identifiquem o negócio quando publicarem uma imagem como o artigo da marca e o feedback dos mesmos mostra ser uma estratégia importante. Eles poderão ser os embaixadores e promotores da marca

  • Oferecer serviços de devolução flexíveis e transparentes

Fator que influencia a decisão dos clientes sobre onde comprar é a existência (ou falta) de uma política de devoluções clara e gratuita . De acordo com o Web Retailer, 88% dos dois consumidores inquiridos afirmam que as devoluções gratuitas são importantes ou muito importantes para a decisão de compra. Apesar das devoluções pagas poderem ajudar as marcas a popar dinheiro, podem também custar os clientes. Além disso, um estudo publicado no Journal of Retailing concluiu que uma política de retorno monetário aumenta as vendas.

  • Website adaptável 

O design do website deve ser adaptável a diferentes dispositivos (telemóveis e computadores) para que a mesma aparência seja mantida conforme os diferentes tamanhos, para aumentar a permanência na internet e melhorar a classificação nos motores de busca.

  • Diversificar os canais de vendas online

Existem diversas formas que podem conduzir o público para o website de uma marca. Vender artigos nos marketplaces é uma delas mas não a única. Pode-se utilizar anúncios em display, redirecionamento, sites de comparação de preços e mesmo anúncios de compra. O importante é entender que haverá sempre um meio que se enquadra com cada um dos objetivos da marca, seja o conhecimento ou o aumento de vendas.

  • Integrar as redes sociais na estratégia

As redes sociais fazem cada vez mais parte do quotidiano e as marcas de moda em 2021 devem aproveitar-se delas para atrair uma audiência mais jovem. De acordo com um inquérito global realizado pela Ipsos, 67% dos jovens de 18 a 24 anos e 60% dos jovens de 25 a 34 anos utilizam o Instagram menos uma vez por dia. As redes sociais podem ser a melhor ferramenta ​​para inspirar os utilizadores e é importante criar conteúdo atrativo para as mesmas assim como melhorar os anúncios pagos no Instagram, Snapchat, Pinterest ou TikTok. 

  • Automatização de marketing

Por fim, ainda é importante mencionar a automatização do marketing. 91% dos comerciantes afirmam que a automatização do marketing é importante para o sucesso geral do marketing. A automatização pode ser utilizada para melhorar a experiência do cliente com ofertas personalizadas, lembretes com a finalidade de o alertar mudanças de preço, relembrá-lo do carrinho de compras, enviar notificações quando um produto está novamente disponível e confirmação do pedido. A automatização pode também ajudar a aumentar as vendas e a economizar tempo. Além disso, o marketing por correio eletrónico mostra ser importante para angariar e manter clientes já existentes.

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