A campanha #NãoSejasPato, criada pelo Portal da Queixa, tem como objetivo aumentar a literacia digital dos consumidores portugueses e conta com a participação do OLX, MB WAY, Worten, CTT, KuantoKusta e euPago.

Como nasceu a campanha?

A pandemia proporcionou um crescimento exponencial do comércio eletrónico. O consumidor prefere cada vez mais comprar online e esta nova modalidade está a tornar-se uma tendência permanente.

Assim, o Portal da Queixa decidiu criar uma forma de ajudar a população portuguesa a realizar as suas compras com maior segurança e confiança, com alertas para os perigos da internet, de modo a evitar burlas e esquemas fraudulentos.

A plataforma está disponível em – www.naosejaspato.pt  – e foi desenhada a pensar nas várias faixas etárias e sociais.

No site pode ainda encontrar um quiz formulado pelas marcas que aderiram à campanha, permitindo que os visitantes possam realizar um teste de conhecimento sobre as boas práticas de compras online. 

Parceria cívica e social com duração de 1 ano

Enquanto fundador da maior comunidade de consumidores em Portugal, não consigo ficar indiferente aos inúmeros relatos diários que recebemos no Portal da Queixa, relativos às experiências negativas por fraude e burla. Infelizmente, assistimos à total inércia por parte dos organismos do estado, a quem foram atribuídas as funções de promover a política de salvaguarda de direitos dos consumidores, relativamente à discriminação de milhares de portugueses que se aventuram, todos os dias, pela internet fora, na tentativa de conseguirem obter os produtos ao melhor preço, cumprindo os condicionalismos que a pandemia tem causado.
Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa

Na falta da iniciativa dos responsáveis governamentais,  o Portal da Queixa decidiu dar o passo em frente e criar um movimento cívico pela literacia digital dos portugueses em plena crise pandémica.

A parceria cívica e social junta inúmeras marcas que querem contribuir para um ecossistema de consumo, mais informado, justo e equilibrado.

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram