«As oportunidades de fazer esse “transfer” para a loja online da PRIO são enormes, tal como o desafio de o conseguir»

A PRIO é a maior produtora de biocombustíveis em Portugal e a terceira maior produtora europeia de biodiesel a partir de matérias-primas residuais. Mas porque estamos a falar duma gasolineira na Ecommerce News Portugal? Porque a PRIO é agora (também) uma loja online!

João Pedro Caetano foi escolhido para o cargo de gestor de e-commerce da Prio em abril deste ano e tem a seu cargo tornar este negócio online mais sólido e escalável. Movido pelo desafio de ter sido a primeira energética a lançar uma loja online aceitou esta posição.

Conversámos com o próprio com o objetivo perceber as razões por detrás da criação de uma loja online por parte de uma gasolineira e ficamos também a conhecer os resultados e as estratégias utilizadas durante o seu lançamento. O e-commerce da PRIO pretende ser uma extensão online das lojas de conveniência, permitindo um conforto ainda maior aos portugueses, aproximando-os da marca. Será mais um passo da marca para a digitalização e onde a proximidade ao cliente é manifestada em várias dimensões para além da dimensão física e do contacto pessoal.

EcN: Como e quando surgiu a ideia de criar uma loja online?

João Pedro Caetano(JPC):Embora já estivesse na PRIO, não tinha ainda assumido o e-commerce quando a loja online da PRIO foi lançada. O que esteve na origem do e-commerce da PRIO foi a venda de gás online. A PRIO já fazia a venda de gás online e após algum tempo, surgiu a vontade e a necessidade de escalar para outras categorias de produto, embora mantendo o core da empresa sempre por perto. Este alargamento para outras categorias de produtos surge em novembro de 2020 e coincide com a Black-Friday. O e-commerce da PRIO surge como parte integrante parte da estratégia digital que a PRIO começou a implementar em 2020 e que culminou com o lançamento da loja on-line da PRIO, com o lançamento da app PRIO.GO, a primeira app em Portugal a permitir pagar combustível sem sair do carro e também com a encomenda de gás online numa tentativa de oferecer novas formas de acesso e entrega de gás engarrafado.

EcN: Qual o conceito de uma loja online de uma energética? O que vendem?

JPC: Em duas palavras: comodidade e conforto. Apostamos forte na transição digital em prol do cliente. Esse talvez seja o maior desafio que enfrentamos no nosso dia-a-dia, o de explicar ou contrapor, a estranheza de ver uma empresa energética ter uma loja onlineO nosso propósito é o cliente e o que pretendemos foi continuar a alimentar a relação e estabelecer mais um ponto de contacto a partir do qual os nossos clientes poderão realizar todas as compras necessárias para terem a melhor viagem possível. A loja on-line foi pensada para oferecer todos os produtos necessários para o pré, o durante e o pós-viagem. Depois juntamos-lhe produtos que nos mantêm junto das nossas principais zonas de ação (mobilidade elétrica, uma gama de anticongelantes e óleos lubrificantes para motores, tudo de marca própria e também sem esquecer o gás e produtos adjacentes).

EcN: Como foi o vosso lançamento?

JPC: Como disse anteriormente, o lançamento da loja on-line da PRIO foi na Black-Friday de 2020. Numa altura em que tradicionalmente todas as marcas comunicam e fazem uma aposta mais forte, o foco esteve em cumprir KPI’s essenciais nos primeiros meses de vida de uma loja online (visitas ao site; número de registos; tempo no site, etc.). Com o passar do tempo, estes KPI’s foram evoluindo e passámos a ter um maior foco na criação de audiências para posteriormente ter também um maior foco em conversão.

EcN: Que estratégias de marketing aplicaram para o lançamento? Quais são as estratégias que estão a aplicar atualmente?

JPC: O lançamento da loja on-line da PRIO foi numa época muito especifica. No entanto, aqui tenho uma opinião muito própria e atualmente a estratégia passa por tentarmos destacar-nos como sendo uma marca que não vive apenas de descontos pois acreditamos muito no potencial da nossa marca e naquilo que comunicamos diariamente: qualidade a um preço baixo. Este é o nosso fio condutor e é a mensagem que queremos deixar bem clara a todos os Portugueses, independentemente do “touchpoint” entre a marca e o cliente. 

EcN: A venda de gás online foi outra das inovações da PRIO. Quais os planos para o futuro?

JPC: O gás engarrafado é um dos principais ativos da PRIO e um dos principais eixos de comunicação digital. Continuamos apostados em desenvolver a nossa oferta a nível nacional e é nisso que temos trabalhado nos últimos tempos. Sabemos que o serviço que prestamos ao nosso cliente está assente em dois eixos principais: Poupança e um Bom serviço. O que temos feito é desenvolvido esforços para que os clientes percebam as vantagens inequívocas da utilização deste produto e continuem a ser servidos com qualidade, ao melhor preço do mercado e com uma cobertura praticamente total do território Português. A PRIO tem inovado mais do que qualquer outro operador e foi o primeiro “player” do mercado a oferecer novas formas de acesso e entrega do produto, como é exemplo a nossa plataforma de e-commerce que temos disponível há cerca de dois anos e que agora estendemos para novos distritos, tendo aproximadamente 72% de ocupação do território Português. No site da PRIO os clientes podem comodamente encomendar e agendar a entrega da sua garrafa de gás e aguardar pela entrega no conforto de suas casas. Para o futuro, o que pretendemos é continuar a inovar e ser disruptivos, reforçando a nossa presença no mercado e levando até todos os Portugueses o nosso lema de “quem tem PRIO, não tem frio.”.

EcN: Quais os planos a médio e longo prazo para a loja online da PRIO?

JPC: A curto/médio prazo, o que pretendemos é continuar a crescer de uma forma sustentável, acrescentando novos produtos ao mercado e aumentando a notoriedade da marca junto dos consumidores, sempre com a premissa de não nos afastarmos do nosso core e manter-nos fiéis aos valores da marca. A longo prazo, temos como objetivo ser um e-commerce de referência em Portugal.

EcN: Qual a estratégia de marketing para a Loja online da PRIO para 2022? 

JPC: A estratégia do e-commerce da PRIO passa pelo aumento da notoriedade da loja online junto dos nossos clientes. Temos milhões de pessoas que passam mensalmente pelos nossos postos de norte a sul de Portugal e como tal, a oportunidade de fazer esse “transfer” para a loja on-line da PRIO são enormes, tal como o desafio de o conseguir. 

Para isso temos planeado o lançamento de novos produtos e uma aproximação à loja de conveniência de forma a conseguir atingir uma omnicanalidade que permita ao cliente ter uma experiência de compra irrepreensível, independentemente do ambiente em que se encontra. Basicamente o cliente utiliza as plataformas que quer para chegar ao produto que pretende. A omnicanalidade será, porventura, uma das formas mais importantes do comércio moderno gerar valor acrescentado aos consumidores e é essa uma das nossas apostas. 

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