AliExpress lança o seu mercado de ‘influencers’

O AliExpress anunciou o lançamento de “AliExpress Connect”, uma plataforma dedicada à criação de conteúdos estruturados em campanhas. A empresa diz que está a trabalhar para capacitar mais de 100.000 criadores de conteúdos em todo o mundo durante o próximo ano.

Os influencers estabelecidos, bem como aqueles que desejem explorar a criação de conteúdos, podem aceder a oportunidades de colaboração através desta plataforma, tanto com a AliExpress como com as marcas que vendem no mercado. Em troca, receberão uma compensação pela criação de conteúdos originais que ajudem as marcas a vender os seus produtos e a atrair novos clientes dentro da plataforma.

Em Espanha, o AliExpress dispõe de vários canais que permitem aos criadores de conteúdos trabalharem com a plataforma, incluindo AE LIVE e AE Feed (ambos os canais estão na aplicação móvel do AliExpress), para além das ações de marketing digital realizadas por influencers externos à plataforma, nos seus próprios perfis de rede social.

Até à data, a AliExpress colaborava com várias agências, tanto na China como em Espanha, e já trabalhou com mais de 200 criadores de conteúdos. Entre os influencers que estabeleceram relações com a AliExpress em Espanha, 15 deles têm mais de 1 milhão de seguidores. Além disso, a empresa está também a trabalhar com mais de 50 consumidores de opinião.

Sob uma nova abordagem, que procura fomentar o talento dos criadores de conteúdos e oferecer um novo foco comercial, as agências encorajarão os influencers e criadores de conteúdos a experimentar novos modelos de negócio, tais como um esquema de comissões baseadas no desempenho combinado, que dá poder à comunidade influencer, oferece grande valor a todas as partes e já provou ser sustentável e expansível na China.

“À medida que o comércio eletrónico continua a crescer e que o ‘merchandising’ dos compradores reconfigura o panorama e muda a forma como as pessoas fazem compras online, os influencers e os criadores de conteúdos desempenham um papel importante na transformação e sucesso do comércio eletronico. Isto reflete-se nas vendas em direto, que se tornaram muito importantes na fonte de criação de emprego e de rendimentos na China, especialmente durante a crise do Covid-19, quando as empresas offline foram obrigadas a fechar as portas e as pessoas tiveram de ficar em casa”, diz Wang Mingqiang, Director-Geral da AliExpress.

“O AliExpress Connect foi concebido para criar oportunidades tanto para as marcas como para os criadores de conteúdos, à medida que o mundo caminha cada vez mais para as compras online. Oferece novos fluxos de receitas e oportunidades de emprego para os influencers e criadores de conteúdos, ajudando-os a dimensionar e a digitalizar os seus negócios. Enquanto para as marcas, abre a oportunidade de atrair novos clientes”, acrescenta Wang.

AliExpress Connect

Fazer parte do AliExpress Connect é fácil: Através do registo com um clique e da ligação às suas contas no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, VK ou Google, os criadores de conteúdos podem aceder a inúmeras atividades e campanhas, incluindo a criação de conteúdos originais para as marcas, e mostrar os seus produtos AliExpress favoritos. Os influencers terão a opção de se inscreverem no programa individualmente ou através das agências que os representam.

Uma vez registados, podem começar imediatamente a partilhar os conteúdos gerados na plataforma, bem como os códigos promocionais nos seus canais sociais. Ao trabalharem na criação desses conteúdos e nas campanhas a que têm acesso, terão a oportunidade de obter rendimentos mais elevados.

Canais de acesso aos conteúdos desenvolvidos pelos influencers no AliExpress

Espanha como é um dos três principais mercados da AliExpress, a plataforma lançou várias iniciativas destinadas aos criadores de conteúdos. As iniciativas aumentaram a riqueza e diversidade da oferta de conteúdos na plataforma, tendo os canais AE LIVE, acumulado mais de 500 programas de vídeo em direto e 1,2 milhões de espetadores no total, com uma média de mais de 2.000 espetadores por programa.
Já a AE Feed gerou mais de 400 publicações, acumulando mais de 300.000 downloads das aplicações e mais de 30.000 visualizações das páginas dos produtos.

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