As receitas globais de comércio eletrónico subiram 10% em 2020 devido à pandemia e prevê-se uma nova subida de 10% para 2021. A corrida as supermercados online aconteceu em todo mundo e Portugal não foi exceção, com a categoria de Alimentação & Cuidados Pessoais a ver o maior crescimento de todos, mais 12,8% do que era esperado segundo os dados do ecommerceDB.


A segunda categoria que mais cresceu foi a Moda, mais 7,7% do que seria esperado seguida da categoria de Toys, Hobby & DIY (+7,6%).
Em último lugar mas que mesmo assim tiveram um crescimento grande foram as categorias de Furniture & Appliances (7,3%) e Electronics & Media (6,7%).
No início da pandemia em 2020, o crescimento visível e significativo das compras online de Alimentação & Cuidados Pessoais são fáceis de justificar pelo medo de contágio, pelas filas enormes para entrar nas superfícies, a limitação de lotação dos espaços e horários reduzidos. Em 2021 estamos em novo confinamento e a população ao mesmo tempo que mostra alguma habituação e agilidade com a situação, também demonstra cansaço de mais um período em casa. Qual será o comportamento do consumidor neste meses que aí vêm? Irão voltar a comprar online Alimentação & Cuidados Pessoais da mesma forma que fizeram o ano passado ou por ser dos únicos negócios estão abertos, os consumidores vão aproveitar e ir mais ao espaço físico?
5,9 mil milhões de euros para o ecommerce em Portugal em 2019
O e-commerce B2C em 2019 cresceu 20% em Portugal alcançando um valor total na ordem de 5,9 mil milhões de euros. A expetativa dos retalhistas é de que o comércio eletrónico cresça a ordem dos 40% a 60% em 2020, fruto do contexto de pandemia e de grande alteração dos hábitos dos consumidores.
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