O Natal é um momento chave para qualquer negócio, incluindo o online. Portanto, desenvolver as ações de marketing e promoção apropriadas pode fazer a diferença quando se trata de alcançar os resultados desejados.

A Súmate, agência internacional de marketing on-line, explica neste artigo as principais soluções da estratégia on-line para ajudar as empresas digitais, em Espanha, a aumentar as suas vendas durante os feriados.


Melhorar o SEO da página web

O Natal é um momento para lançar promoções e ofertas de produtos que desejas distribuir, incluindo alguns com excesso de stock.

Para que o utilizador encontre esses produtos mais rapidamente na página web da loja online, finalize o processo de compra e não o abandone antes, recomenda-se uma boa otimização SEO, tanto a URL do site quanto o conteúdo da página. A isto deve ser adicionado a categorização correta e localização dentro do mapa do site.

Adwords para aparecer nos resultados da pesquisa

É importante realizar uma análise mais exaustiva das palavras-chave ou Keywords relacionadas ao negócio on-line. Além disso, é aconselhável contar com as novidades do setor e as tendências atuais de pesquisa para localizar oportunidades. Conhecer os dias da semana e os horários em que um produto específico é ativado também ajudará no planeamento de uma campanha do Google AdWords.

Faça ofertas atraentes e divulgue-as através de textos destacados e links que redirecionam para a página de destino da promoção, além de ajudar na venda de um produto.

Criatividade no Facebook e outras redes sociais

A publicidade nas redes sociais também assume grande importância para as marcas durante a campanha de Natal.

Setores como moda, beleza, gastronomia ou turismo fazem especialmente uso do Instagram, graças ao seu grande componente gráfico para a apresentação de produtos. No entanto, é aconselhável não deixar de lado as outras redes, principalmente o Facebook. Essa rede social permite campanhas direcionadas a um público muito personificado de acordo com o público-alvo, para mostrar aos clientes que compraram determinados produtos no último Natal ou para fazer promoções especiais em horários incomuns.

Com este tipo de propostas pode influenciar-se o comportamento dos utilizadores e, consequentemente, aumentar as vendas.

Fazer uso do Google Shopping

Algumas lojas online alteram todas as fotografias dos produtos disponíveis no seu site para tentar chamar a atenção do consumidor. No entanto, existem outras estratégias que podem ser aplicadas para atingir o mesmo objetivo:

  • Aumente os lances dos produtos que se deseja vender. O custo por clique (CPC) é mais caro nas semanas anteriores ao Natal e é importante garantir que ele apareça nas pesquisas dos utilizadores.
  • Oferecer vantagens comparativas em relação ao resto do ano. Por exemplo, ofertas 2 × 1, descontos de 50% na segunda unidade, eliminação de custos de envio, etc.
  • Colocar o foco em produtos sazonais. Ou seja, naqueles que são comercializados apenas nesta época do ano ou que são vendidos em maior escala no Natal (por exemplo, nougat ou brinquedos).

Outros aspetos que devem ser tidos em conta no Natal para venda on-line

  • Reforçar a logística. Um envio atrasado no Natal pode influenciar negativamente a imagem e a reputação da empresa. Se necessário, é aconselhável reforçar o equipamento.
  •  Desenho web. Qualquer ação de branding que contribua para a compra de Natal é benéfica para o negócio, desde que o estilo e o design da marca não sejam negligenciados.
  • Email Marketing. Recordar os clientes que segues no lugar onde eles se lembram, e ainda mais oferecendo-lhes algo novo do seu interesse, pode ajudar qualquer empresa a obter os primeiros lucros da temporada de verão. A ponte da Constituição e da Imaculada é sempre uma época que muitos espanhóis aproveitarão para antecipar as suas compras de Natal.

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