Numa tentativa de moldar a opinião pública sobre as práticas na App Store, a Apple decidiu encomendar um estudo «independente» ao Analysis Group.

Durante a Worldwide Developers Conference, a Apple mencionou dados de um estudo que avaliava o impacto económico do ecossistema da App Store e chegou à conclusão que dos 519 mil milhões de dólares em facturação e vendas no ano passado, a Apple recebeu uma pequena percentagem.


Outro estudo do Analysis Group comparou as práticas de comissões da Apple com as da concorrência, concluindo que «a taxa de comissões da Apple App Store é semelhante em magnitude às de outras lojas de aplicações e mercados de conteúdos digitais».

O gráfico seguinte ajuda a explicar a determinação da empresa em manter o status quo. De acordo com a empresa de análise de aplicativos SensorTower, os gastos dos consumidores na App Store da Apple e no Google Play passaram de US$ 50 bilhões no primeiro semestre de 2020, com dois terços desse total gastos na App Store. Sendo que grande parte do valor total representa a comissão da Apple, são 10 bilhões de dólares em receitas somente nos primeiros seis meses de 2020.

Infographic: Global App Spending Set to Pass $100 Billion in 2020 | Statista

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram