À medida que as pesquisas de dispositivos móveis crescem mais e mais, o Google faz o mesmo para representar essa mudança. Para isso, criou um índice móvel que se irá converter na principal fonte para todos os resultados das pesquisas.

A data exata de lançamento ainda não é conhecida. Em março passado, Gary Illyes, Webmaster Trends Analyst da Google, disse que uma possível data seria o início de 2018, no entanto, a Econsultancy afirma que várias empresas têm testado essa tecnologia desde outubro de 2017.

O que mudará com o primeiro índice móvel do Google?

A Google indexou atualmente o seu sítio Web com base na experiência de um utilizador em desktop, tendo em conta apenas a versão de escritório e o conteúdo incluído em cada sítio Web. Com este índice para dispositivos móveis, o Google irá classificar um site de acordo com a qualidade do conteúdo e das informações no seu site mobile.

Mesmo que ainda não tenha data de lançamento, é imperativo que os retalhistas se preparem para a sua chegada, e a Econsultancy compilou uma lista de sete dicas rápidas para ajudar as empresas a se adaptarem a essa mudança:

  1.   Assegura-te de que o teu site é compatível com dispositivos móveis. Mais de metade de todo o tráfego da web vem de um dispositivo móvel. Isso já deveria ser um assunto resolvido.
  2.   Verifica os teus ficheiros de registo. Na maioria dos casos, o rastreio do GoogleBot é 75-80% para desktop e 20-25% para telemóvel. Quando um site muda para o índice mobile-first, verás que muda para aproximadamente 75-80% do GoogleBot mobile.
  3. Se tens um site móvel diferente … certifica-te de reclamar a versão móvel no Google Search Console para continuar a obter dados precisos.
  4. Certifica-te de que muito do conteúdo primário é entregue a todos os utilizadores …independentemente do tipo de dispositivo
  5. Verifica se a tua versão móvel está acessível para o GoogleBot. Podes fazer isso com a ferramenta de teste robots.txt.
  6. Procura a tecnologia para dispositivos móveis como o AMP. O Google vai tornar o seu novo índice móvel no seu foco principal, por isso esperamos ver um maior ênfase no projeto Accelerated Mobile Pages (AMP) do Google, que tornará o telemóvel cada vez mais importante.
  7. Certifica-te que o teu conteúdo está estruturado para as versões desktop e móvel. Em caso de dúvida, podes verificar a estrutura com provas de escritório e de dispositivos móveis em ambas as versões com a ferramenta de teste de dados estruturados.

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