Casos de “greenwashing” em sites de ecommerce

No final de janeiro deste ano uma investigação revelou as práticas de “greenwashing” de várias plataformas de ecommerce.

Tudo começou em abril de 2020, quando a Comissão Europeia abriu uma investigação com o intuito de identificar práticas fraudulentas no comércio e campanhas publicitárias online. A investigação focou-se em verificar se as empresas que se afirmavam amigas do meio-ambiente e sustentáveis correspondiam ao que diziam ser.

De acordo com o Gabinete do Ministro de Estado da Economia e Transição Digital, foram detetados dois tipos específicos de alegações:

  • 58% centrados em produtos ou serviços em concreto;
  • 42% relacionados com a responsabilidade ambiental corporativa geral ou política do operador económico ou de uma das suas unidades de negócios ou linhas de produção.

Ainda assim, foi ainda constatado que 75% das alegações incluíam declarações vagas, gerais ou insuficientes, de sustentabilidade, “Amigo do ambiente”, “verde”, “amigo da natureza” ou “ecológico”.

Segundo o artigo 6.º da Diretiva das Práticas Comerciais Desleais, as alegações feitas induzem o consumidor em erro.

O consumidor está a tornar-se cada vez mais consciente e a demanda por produtos sustentáveis está a aumentar, assim, a prática conhecida como “greenwashing” (“lavagem verde”) tem vindo a tornar-se uma tendência preocupante dado que se trata de uma apropriação injustificada de virtudes ambientalistas por parte das organizações.

No decorrer das investigações, as autoridades nacionais vão agora entrar em contacto com as empresas fiscalizadas de modo a informar sobre as conclusões da fiscalização e garantir que haja retificações necessárias muito em breve.

Estas ações são da maior importância numa altura em que os padrões do consumo dos cidadãos revelam cada vez mais preocupações ambientais e, por essa razão, estes optam por produtos mais amigos do ambiente. É, assim, fundamental garantir que as alegações ecológicas apostas nos produtos são analisadas e fiscalizadas.

João Torres, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor

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