As redes sociais já são um grande aliado para qualquer empresa na elaboração de suas estratégias de marketing. Como mostra o estudo de Hootsuite and We Are Social «Digital in 2018», mais de 27 milhões de espanhóis são utilizadores ativos em redes sociais.

Alguns dias atrás, Hootsuite, a plataforma de gestão de redes sociais mais utilizada no mundo, anunciou a integração do Pinterest dentro da plataforma, o que significa ser capaz de criar novos boards, colocar novos Pins, programar publicações e fazer Pins em vários boards, enquanto gere todas as outras redes sociais.

O Pinterest tem 200 milhões de utilizadores por mês que compartilham, criam e gerem, em quadros pessoais, coleções de imagens do seu interesse e também estão à procura de novas ideias sobre novos produtos que lhes possam interessar. É por isso que as empresas têm visto nesta rede social um grande meio de comunicação para o seu negócio.

Segundo «Digital in 2018», o Pinterest é uma das 10 redes sociais mais ativas, utilizada por 22% dos espanhóis.

As contas Pinterest para empresas oferecem ferramentas específicas para negócios como, por exemplo, o Pinterest Analytics e a possibilidade de utilizares anúncios na tua conta. Para melhorar e tirar o máximo proveito do Pinterest for Business, Hootsuite propõe uma série de estratégias:

  1. Adicionar botões: para que os teus seguidores possam fixar o teu conteúdo, precisas de adicionar botões que levem à ação. Também é interessante juntar a página que contém links para a empresa.
  2. Sê ativo: recomenda-se colocar conteúdo (Pin) pelo menos uma vez por dia, coincidindo com as horas de maior atividade. É necessário ser constante para que o nosso perfil seja ativo. Se na tua estratégia tens planeado fazer muitas publicações, gere-as e distribui-as durante toda a semana. Se o conteúdo a ser exibido coincidir com um evento ou data importante, é melhor publicar 45 dias antes da data.
  3. Faz com que o conteúdo seja chamativo: o Pinterest é uma rede social visual, por isso, se queremos que o nosso perfil seja atraente, temos de criar imagens de alta qualidade que sejam adaptadas ao telemóvel, uma vez que 80% dos utilizadores utilizam este dispositivo para aceder ao Pinterest. As fotografias devem ser simples, ter boa iluminação, ser compostas corretamente e, o mais importante, ser bem focadas. Tem que se ser criativo na maneira como mostra o produto e a marca. As imagens Lifestyle geralmente geram 30% mais cliques e 170% mais compras do que aquelas que apenas mostram o produto.
  4. Usa texto para completar as tuas fotos: aproveita ao máximo o campo da descrição para explicar aos utilizadores o que eles vão encontrar quando clicarem no conteúdo vinculadoà tua página. Usa palavras-chave, ajudarão a que os teus Pins apareceram nos motores de busca Pinterest. Deves ter cuidado para que o link que aparece na imagem não esteja mal, já que o Pinterest penaliza por isso.
  5. Usa Rich Pins quando necessário: Os Rich Pins são pinos detalhados que melhoram a experiência do utilizador, ao oferecer resultados de pesquisa com informações detalhadas sobre o conteúdo por trás do link. Os Rich Pins estão disponíveis para aplicações, receitas, produtos e artigos, e fornecem mais informações ao utilizador.
  6. Interagir: Se queres que outros interajam com os teus pinos, também deves interagir. Segue as contas de marcas relacionadas, mas não diretamente concorrentes, e certifica-te de que fazes like ativamente aos pins relacionados com o teu mercado.
  7. Utiliza o Pinterest Analytics: Este recurso Pinterest ajuda a melhorar os nossos resultados, dando informações importantes sobre que tipo de conteúdo funciona melhor na web. Com o Pinterest Analytics também poderás ver quais os boards que incluíram os teus pins, dando uma ideia do que os nossos seguidores gostam sobre o teu negócio e os teus serviços. Este recurso permitirá concentrar a tua estratégia no público que mais te interessa.
  8. Promoted Pins: Os anúncios de Pinterest ajudam os Pins a ter um maior alcance e a criar maior exposição para a tua marca. Os dados internos do Pinterest mostram que os anúncios recebem em média 20% mais cliques orgânicos no mês seguinte ao lançamento de uma campanha publicitária do Pinterest. Os pins promocionais aparecerão com a palavra «Promoted» por baixo do Pin e pode saber-se quem os promoveu, no entanto, se um utilizador (ou Pinner) mantém seus pinos Promocionais nos seus boards, tornam-se pinos orgânicos normais pelo que as etiquetas promocionais desaparecem.

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