Cada dia é uma nova oportunidade de ganhar um cliente, mas nem sempre é simples e nem sempre se atinge o mesmo volume de vendas. Há datas que todos os vendedores devem marcar a vermelho no seu calendário, e hoje trazemos-te alguns das mais importantes. Toma nota!

  1. Volta à escola: no final de agosto e início de setembro, fim das férias, as crianças voltam à escola e a mudança de estação convida a renovar o guarda-roupa. Estes factos afetam diretamente o comportamento de compra dos consumidores, especialmente no sector retalhista, que representa atualmente 55% das vendas totais. Dentro desse setor, o maior volume de vendas está em produtos relacionados à beleza e à moda.
  2.    Halloween: embora faça pouco tempo desde que este dia tenha começado a ser celebrado em Espanha, a verdade é que ele tem mais e mais seguidores, especialmente entre os jovens. A Internet e as lojas online são o local mais utilizado para procurar produtos nesta data, e as vendas de ecommerce representam 22,47% do total. Portanto, os vendedores (especialmente os especializados em figurinos, decoração, acessórios e alimentos) devem ter preparados todos os seus canais de venda para agilizar a compra desses produtos, geralmente comprados à último hora.

3.Dia dos Namorados e Dia do Solteiro: O amor é sempre uma boa razão para celebrar, seja em relação aos outros ou a si mesmo. Assim, durante o famoso Dia dos Namorados, o consumo de flores, cosméticos ou perfumaria aumenta até 100%, tornando-se o dia perfeito para oferecer à cara metade. Por outro lado, também encontramos o Dia do Solteiro. Embora ainda não seja um evento muito popular em Espanha, não devemos perder de vista este dia de compras online da China. No passado dia 11 de novembro, a Alibaba bateu o seu recorde com 30.802 milhões de euros durante o dia, e o fenómeno está a intensificar-se a cada ano que passa. É uma oportunidade que os retalhistas online podem começar a aproveitar, e para oferecer a melhor experiência nestas datas com um volume de vendas tão elevado, devem ter uma plataforma de vendas otimizada que conte com um gateway de pagamento que favorece o processo de checkout.

  1.   Black Friday e Cyber Monday: Espanha é um dos países com maior crescimento durante a Black Friday, e embora a Cyber Monday ainda não esteja consolidada, tem cada vez mais peso nesta semana cheia de promoções e descontos. Durante 2018, o comércio eletrónico registou mais 21,1% de visitas do que no ano anterior, e o telemóvel foi o dispositivo que mais cresceu na procura e compra de produtos. É uma tendência ascendente que os retalhistas devem ter em conta para que as lojas on-line tenham um design totalmente responsivo e facilitem a realização de compras de forma mais rápida e fácil em todos os dispositivos.
  2.   Natal: embora esta campanha já comece com a Black Friday, um momento em que muitos consumidores aproveitam para comprar os primeiros presentes a um preço mais baixo, esta sempre foi uma temporada muito importante para o consumo. A forma de comprar também está a mudar nestas datas. Um em cada 10 espanhóis em 2018 teria feito, de acordo com estimativas, todas as suas compras on-line, e 8 em cada 10 teria feito isso com o telemóvel. Já não basta vender da forma tradicional, as lojas têm de se adaptar às necessidades e gostos dos seus clientes, seguindo uma estratégia omnicanal que lhes permite comunicar, vender e efetuar pagamentos da forma mais conveniente e fiável para os seus consumidores.
  3.    Saldos: os saldos de inverno começam na maioria das lojas a 7 de janeiro, coincidindo com o dia depois dos Reis, e os de verão começam oficialmente a 1 de julho. É importante definir a estratégia de preços para estas datas, obtendo um impulso para dar vazão a todos os produtos que não foram vendidos durante a época. Muitos consumidores fazem compras impulsivamente durante estes meses, influenciados por ofertas e preços baixos, por isso as lojas, tanto online como offline, devem estar preparadas para maximizar a velocidade das compras e agilizar todos os seus processos. Desta forma, serão evitados os carrinhos abandonados no ecommerce, ou o abandono da compra devido a longas filas de espera na loja física.

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