Nos próximos cinco anos, o mercado transnacional europeu terá uma taxa de crescimento anual composta de 11% e as previsões indicam que, em 2018, as vendas transnacionais atingirão os 40 mil milhões de euros, segundo o relatório da Forrester «Western European Online Cross-Border Retail Sales Forecast, 2013 to 2018». No entanto, o comércio transfronteiriço continua a enfrentar certas barreiras que atrasam o seu crescimento, tais como o bloqueio geográfico do comércio, a incerteza dos compradores em relação aos envios e os elevados custos logísticos. O elevado preço dos serviços de correio rápido para envios transfronteiriços não só afeta o consumidor final, que por vezes vê que os custos de envio são mais elevados que o preço do próprio produto, como também 62% das empresas europeias consideram que isto atrasa a expansão da sua atividade online fora do seu mercado nacional.

A Comissão Europeia considerou prioritário lançar uma proposta antes do final do ano para eliminar estes obstáculos e desenvolver um mercado único digital. Esta proposta visa harmonizar os impostos nos Estados-Membros e garantir uma entrega segura e acessível das encomendas na UE, a fim de aumentar a confiança dos consumidores. Este mercado único digital é simultaneamente uma oportunidade e um desafio para o comércio eletrónico, uma vez que terá de se adaptar às diferentes necessidades dos consumidores e do mercado nos 28 países da UE. Só através de uma abordagem local poderão encontrar a forma de melhorar a experiência de compra do consumidor e aumentar as suas vendas, pelo que necessitam de encontrar um parceiro experiente no mercado transfronteiriço para o acompanhar e aconselhar.

A empresa internacional B2C Europe apoia as empresas que desejam embarcar na conquista deste mercado único transfronteiriço, oferecendo-lhes soluções inteligentes de gestão logística, com base na experiência e conhecimento acumulados nesta área em que opera há mais de 15 anos. O diretor comercial para Espanha e Portugal, Pedro Mendes, sublinha que o objetivo é oferecer aos clientes de ecommerce o melhor serviço de entrega e devolução da Europa. «Conseguimos isso através de uma combinação de diferentes fatores: inovação, compromisso com as tecnologias de informação, presença local, foco no comportamento do consumidor e flexibilidade para se ajustar às necessidades do cliente», explica Mendes.

Soluções inteligentes para a logística transfronteiriça

Os compradores online europeus exigem maior flexibilidade na entrega das suas encomendas e no processo de devolução, bem como custos de envio reduzidos associados a estes processos. Adaptando-se a estas novas exigências dos serviços de ecommerce, a B2C Europe oferece soluções de distribuição para os mercados nacional e internacional que melhoram a experiência de compra do consumidor e reduzem a taxa de abandono. O serviço ParcelPlus é uma solução europeia para o envio de encomendas através de uma extensa rede de serviços postais e redes de distribuição privadas. Com a interface TrackYourParcel, o consumidor pode ver a evolução da sua encomenda com um único código de rastreamento para encomendas internacionais.

Além disso, cada vez mais as pessoas estão a diminuir o tempo que passam em, dividindo o seu tempo entre o trabalho e o lazer. Isto significa que muitos compradores online preferem viajar para um local físico para levantar a sua encomenda comodamente quando mais lhe convenha. O serviço CollectYourParcel da B2C Europe disponibiliza a estes compradores online mais de 100.000 pontos de recolha e devolução em 19 países europeus, oferecendo-lhes uma vasta gama de opções para que possam escolher a que melhor se adapta às suas necessidades.

As soluções inteligentes da B2C Europe oferecem a flexibilidade e a informação exigida pelos consumidores online europeus, enquanto a integração numa única interface facilita a gestão das encomendas e acelera a entrega, reduzindo os prazos de entrega e os custos logísticos associados à atividade transfronteiriça.

Os consumidores internacionais também exigem um serviço de devolução simples e rápido, que lhes permita devolver produtos que não satisfaçam as suas expectativas ou que necessitem de ser trocados por outros. Além disso, a nova política de retorno do Marketplace da Amazon obriga os retalhistas europeus a oferecer as mesmas facilidades de retorno aos seus compradores nacionais e internacionais e a ter um endereço local para fazê-los. A B2C Europe pode fornecer ambos os serviços aos clientes interessados, fornecendo-lhes a plataforma ReturnYourParcel, que lhes permite gerir as devoluções oferecendo a melhor relação qualidade/preço para cada país europeu. Além disso, é muito conveniente e simples para o consumidor, que pode imprimir as suas etiquetas diretamente da Internet e enviá-las para o ponto de retorno mais próximo da sua casa ou local de trabalho.

A B2C Europe oferece uma interface única com uma vasta gama de soluções logísticas internacionais, permitindo que o ecommerce se concentre no aumento das vendas nestes novos mercados, sem ter de se preocupar em integrar a tecnologia da informação ou o networking com os serviços de correio local. Além disso, a B2C Europe está imersa num processo de constante atualização e inovação para garantir uma gestão logística económica e eficiente aos seus clientes, oferecendo-lhes soluções inteligentes para o ecommerce nacional e transfronteiriço na Europa.

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