As compras online são convenientes, fáceis, rápidas e cada vez mais populares, especialmente entre profissionais ocupados. Mas e se tiveres de passar o tempo poupado na recolha da tua encomenda nos correios?
Actualmente, 9 em cada 10 compradores online na Alemanha programam entregas ao domicílio, de acordo com dados de um estudo da BITKOM, a Associação Alemã para as Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Novos Media. O mesmo estudo mostra que métodos alternativos de entrega poderiam tornar o comércio eletrónico ainda mais amigável para o cliente no futuro.
De acordo com o estudo BITKOM, os alemães estão abertos a novos métodos de entrega. Enquanto 59% dos entrevistados poderiam imaginar usar uma «caixa de encomendas pessoais» ao lado da sua caixa de correio habitual, mais de um terço (37%), como a ideia de os drones entregarem as suas encomendas directamente em portas, terraços ou varandas.
Não é surpreendente, especialmente os clientes jovens gostam de opções de entrega inovadoras: na faixa etária de 16-29 anos, 52% gostam da ideia de entregas com drone e um impressionante 74% usariam uma caixa de encomendas pessoais.
A maior vantagem partilhada por ambos os métodos de entrega é óbvia: não precisa de estar em casa no momento da entrega. Mas o drone tem outra vantagem sobre a caixa de correio pessoal: é provavelmente a forma mais rápida de transportar mercadorias do ponto A para o ponto B.
Além disso, o estudo aponta que os retalhistas poderiam operar as suas próprias frotas de drones, o que constituiria um problema para as transportadoras terceiras, mas simplificaria ainda mais o processo de entrega. No entanto, apesar de tudo isso soar, os drones de entrega ainda estão nas suas fases experimentais.