As páginas dos produtos num eCommerce são muito importantes, muitas vezes fazem a diferença entre o consumidor comprar o produto ou ir procurar outro.
O Instituto Baymard realizou um estudo para descobrir quais são os principais erros cometidos nas descrições dos produtos. Alguns vendedores concentram-se em ter uma foto de alta qualidade e esquecem-se que a descrição do produto é quase tão ou mais importante do que a foto.
3 segredos para ter uma boa descrição
Descrição Completa do Produto
As descrições dos produtos não podem ser breves. O consumidor deseja saber todos os detalhes relacionados ao item ou serviço que deseja adquirir. O estudo descobriu que produtos com descrições curtas faziam com que alguns utilizadores mudassem rapidamente para outro produto.
Uma descrição insuficiente em vários produtos de um site leva o consumidor a supor que a qualidade das descrições é representativa da qualidade geral do site.
Informação a incluir
É difícil saber tudo o que o cliente deseja saber para tomar a decisão de compra do produto. O estudo esclarece o que alguns consumidores procuravam:
- Materiais e ingredientes. Em produtos da indústria de saúde, beleza ou vestuário, o consumidor procura conhecer a sua composição. 50% dos consumidores procuram pelos ingredientes ou pela sua composição têxtil, quando estes dados não aparecem, eles pesquisam noutro site.
- Dimensões do produto. As dimensões externas são importantes para itens grandes, como eletrodomésticos. As dimensões das características também são importantes, por exemplo ao comprar uma cadeira para saber a medida do encosto. Este nível adicional de detalhe pode ser um fator de diferenciação crucial entre os produtos. Também não se esqueça de usar a medida correta.
- Informações de compatibilidade. Devemos esclarecer a compatibilidade dos nossos produtos com outros, pois às vezes o consumidor procura isso de uma forma específica.
Uma boa descrição suporta a imagem
- Imagens que incluem gráficos descritivos. Alguns dos produtos nas imagens podem aparecer em situações que podem causar confusão ou má interpretação por parte do cliente. Portanto, as descrições devem ser claras e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.
- Imagens de «Acessórios Incluídos». Quando a fotografia de um produto aparece acompanhada de outros objetos, pode fazer o consumidor pensar que estes estão incluídos. A descrição do produto deve esclarecer quais os acessórios que estão incluídos.
- Imagens «à escala». É conveniente incluir nas descrições, além das medidas, exemplos de onde pode caber ou compará-lo com outros objetos do mesmo tamanho e do quotidiano.