Chaves para o sucesso das marcas no próximo Prime Day 2020 da Amazon

Os hábitos dos consumidores mudaram devido à pandemia. O comércio eletrónico está a tornar-se mais comum. A forma como o cliente consome está em constante evolução. Isto fez com que o valor de mercado da Amazon subisse para 90 mil milhões de dólares. Espera-se que o Prime Day 2020 da Amazon seja como nenhum outro em termos de atividade e vendas.

A Reprise Digital e o grupo IPG Mediabrands produziram um relatório que define quais serão as chaves do sucesso para as marcas. O Prime Day 2020 terá lugar nos dias 13 e 14 de outubro. Desta forma, querem ajudar as empresas a planear um dos eventos publicitários mais lucrativos do ano: o Prime Day da Amazon. 

Eles inventaram estas 5 chaves de modo a otimizar a publicidade no Amazon Prime Day 2020:

1. Ter uma conta híbrida

A Amazon Prime tem atualmente mais de 150 milhões de membros (dados fornecidos pela Amazon em janeiro de 2020), em grande parte devido à atração para os consumidores de ter artigos disponíveis no dia seguinte à compra – ou mesmo, em alguns casos, no mesmo dia – em vez de esperar pelo tempo fixado por outros vendedores.

Em algumas ocasiões, mesmo que a opção de entrega no dia seguinte apareça, muitos membros do Prime não a verão por não estar marcada com o logotipo do Prime. Isto é algo a evitar. Pode filtrar os resultados da sua pesquisa para evitar mostrar itens que não são Prime.

É arriscado confiar apenas na Amazon para conseguir fazer o negócio. O ideal é estabelecer parcerias com outras marcas, que não são tão competitivas, mas que garantem o nível de conformidade.

Ter uma conta híbrida (tanto 1P como 3P) significa que se pode ter o melhor de dois mundos e otimizar diferentes métricas; minimizando ao mesmo tempo o risco que estará sempre envolvido com a conformidade de terceiros.

2. Preparar o compromisso

O atraso na celebração do Prime Day, faz com que as marcas tenham de planear e ver isso como um impulso simultâneo do Prime Day e da época festiva.

As pessoas querem continuar a celebrar as festas e a comprar presentes, por isso espera-se que a eletrónica, brinquedos e artigos com um preço mais elevado tenham fortes vendas, uma vez que o consumidor quer mimar-se a si próprio e à sua família após um ano muito difícil (especialmente as crianças).

A oportunidade é limitada, pelo que terá de tirar partido do tráfego extra do motor de busca que a Amazon terá. A chave para isto é obter o preço certo para atrair. Mas é também uma grande oportunidade de conquistar novos clientes, pois os incentivos levam os compradores a desviarem-se das suas compras habituais; basta analisar o comportamento de compra de diferentes produtos para obter potencialmente mais receitas a longo prazo.

3. Listagem otimizada de produtos

As listas de produtos devem ser otimizadas antes da realização do evento. E deve ser uma prioridade, porque se não, essas listagens não estarão devidamente posicionadas, nem terão um melhor desempenho.

Além disso, são adicionados certos critérios de conceção, que ajudarão o comprador a obter uma ideia mais completa do produto. A descrição deve ser feita da forma mais completa possível, explicando os benefícios que tem, acrescentando imagens de alta qualidade, do que é vendido, do estilo de vida que mostra o produto em uso, ou com texto para destacar características e benefícios específicos.

4. Inventário suficiente

Temos de ter o cuidado de satisfazer a procura. Se os produtos estiverem esgotados, as vendas serão perdidas. Se um produto estiver esgotado, a Amazon não só deixará de o mostrar a potenciais compradores, como também o penalizará. É por isso que é vital analisar tendências e vendas históricas de produtos em datas como Amazon Prime ou Black Friday, a fim de prever a procura e certificar-se de que a pode satisfazer.

5. Anúncios Patrocinados

O lançamento de anúncios patrocinados na Amazon durante o Prime Day é uma forma óbvia de ganhar vantagem nas visualizações e de crescer nas conversões, tirando partido de períodos promocionais como este. Mas é fundamental assegurar-se primeiro de que a listagem da página é otimizada. A estratégia PPC deve começar cedo. Haverá muita concorrência, o que o tornará mais caro.

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