O Groupon esteve presente na edição de 2019 do Mobile World Congress. Fê-lo através de uma conferência proferida pelo seu CEO, Robert Williams, intitulada «Groupon: Context, Convenience, Connected».

À beira de superar a barreira dos 200 milhões de downloads, o Groupon é a 6ª aplicação da história com o maior número de downloads (no iOS), o que o torna um player com algo a dizer sobre o mobile commerce. Não em vão, e como mostrou Williams, 75% das suas transações são via telemóvel. O Groupon está também no Top 3 dos retalhistas mais visitados nos Estados Unidos e no Top 10 nos restantes países onde está presente: Reino Unido, França, Espanha e Itália, com uma satisfação média do cliente de 90%, algo que a empresa tem trabalhado incansavelmente nos últimos tempos, como nos disse numa entrevista recente o Country Manager da Groupon España, Luis Sabatés.

Desde a sua criação em 2008, a Groupon tem focado a sua meta num consumidor impulsivo, «um consumidor que está no telemóvel«, disse Williams, pelo que muitos dos esforços da empresa foram nessa direção. Na verdade, e como mostra o gráfico, desde 2012 o crescimento tem sido imparável para deslocar o consumo para dispositivos móveis, enquanto o desktop é provável que seja completamente residual.

Num contexto como o Mobile World Congress, no qual a 5G tem sido a grande protagonista, o panorama que se desenha para a Groupon é continuar a apostar no canal mobile. A pergunta que foi feita, e colocada a uma plateia lotada, foi… Como? Como criar uma experiência de utilizador perfeita? Como tornar-se um hábito diário para utilizadores e comerciantes? Como integrar na vida do utilizador? Como fazer uma experiência de compras inteligente?

Para isso, o Groupon criou um programa de desenvolvimento baseado em três eixos, que como um slogan Williams repetiu uma e outra vez: Context (Contexto), Convenience (Conveniência) e Connected (Conectado). «Uma verdadeira experiência móvel precisa de ser contextualizada de forma relevante, oferecer conveniência ao consumidor e estar inerentemente conectada às redes sociais«, disse ele.

No Groupon, depois de analisar as diferentes opções e ferramentas disponíveis no mercado, optaram por focar a sua aposta futura nestas três propostas: Assistentes Virtuais, Casas Conectadas e Plataforma de Pagamento. Deixamos convosco o próprio Rich Williams neste vídeo que tivemos a oportunidade de gravar no Mobile World Congress.

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