De acordo com os últimos dados disponíveis na CNMC, o sector da moda online continua a crescer, gerando números de negócios de mais de 1.800 milhões de euros anuais. A moda é um dos setores mais produtivos do comércio eletrónico, tanto que 56% dos compradores online compraram um produto de moda têxtil no último ano e 43% compraram calçados. Mas antes de decidir comprar um produto, os clientes também se informam online (76%) e nem sempre esse processo acaba por converter-se numa compra. De facto, a taxa média de abandono de carros é de 70%, um facto que temos de prestar atenção para tentar transformar um possível problema numa oportunidade de negócio.

Klik & Pay, a plataforma de pagamento internacional, que oferece mais de 20 diferentes métodos de pagamento em 15 moedas e 11 idiomas, conhece o importante papel que os métodos de pagamento desempenham no aumento da taxa de conversão. Para saber mais sobre este aspeto e outros fatores que afetam a conversão na indústria da moda, oferecemos as seguintes dicas.

6 dicas para aumentar a conversão de um eCommerce de moda

  • Landing page: Gerar tráfego para a loja online é uma das partes mais difíceis e implica mais investimento: SEO, SEM, publicidade online, … Uma vez que conseguimos atrair um cliente para o nosso site, temos de fazer tudo o possível para mantê-lo e tudo começa com uma landing page atraente e simples. Num relance, os potenciais compradores têm que ver que tipo de vestuário vendes, qual é a diferença em relação aos seus concorrentes e têm de confiar em ti. É por isso que é muito importante dar  diretamente informação chave, cuidar do design (fundamental no setor da moda) e destacar os fatores que mais o fazem vender, sejam ofertas, qualidade dos tecidos ou exclusividade no design.
  • Usabilidade: Depois de captar a atenção do cliente e começar a navegar, deve ser fácil e rápido chegar aos produtos de interesse. É de vital importância que a loja online seja igualmente utilizável na sua versão móvel, uma vez que as compras através deste dispositivo já ultrapassam as efetuadas através do PC.
  • Simplicidade nos formulários: Uma das coisas que mais desencorajará o comprador é preencher formulários, por isso apontamos duas dicas. A primeira é que os dados sejam inseridos apenas na primeira compra (através de um sistema de registo e senha) e a segunda é solicitar apenas os dados essenciais.
  • Cross-selling: A moda é um dos setores em que a venda cruzada funciona melhor. Existem ferramentas que dão muito bons resultados em termos de conversão. Uma cliente que acaba de colocar um par de sapatos no seu carrinho de compras estará muito mais propensa a comprar a bolsa correspondente se uma oferta aparecer nesse momento. Não devemos esquecer que a moda é um dos setores em que a compra por impulso continua a ter um peso relevante.
  • Diversidade de meios de pagamento: Foi demonstrado que a existência de mais meios de pagamento aumenta a conversão em pelo menos 8%. No momento do pagamento, deve-se colocar todas as facilidades para o cliente e que este veja entre os meios de pagamento aceites o seu favorito. Isso irá aumentar a sua confiança e torná-lo mais confortável para comprar. Esse ponto é especialmente importante para lojas que vendem internacionalmente. Se apenas oferecer a possibilidade de pagar com VISA ou Mastercard, a taxa de conversão será significativamente afetada em mercados como alemão ou escandinavo. Para facilitar a inclusão de diferentes métodos de pagamento de forma segura e simples para o eCommerce, é aconselhável ter plataformas de pagamento como Klik & Pay, que unificam mais de 20 métodos de pagamento e 15 moedas em um único gateway.
  • Remarketing: Observámos no início que a taxa de abandono do carrinho é de 70%, no entanto, se estudarmos bem esses dados, podemos ver como em 60% dos casos o abandono não ocorre no processo de compra final. Isto significa que talvez o cliente estivesse apenas a informar-se sobre os produtos e preços e a sua decisão de compra ainda não tivesse sido tomada. Recuperar este cliente pode ser relativamente fácil usando ferramentas de remarketing. Enviar um lembrete por e-mail sobre o carrinho, e-mails com ofertas relacionadas ou notificações push pode ajudar a obter conversão em até 13% dos casos.

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