O Natal é um dos momentos-chave para as vendas online. Estes são os períodos em que o número de visitas aos sites de centenas de empresas on-line aumenta com o objetivo de consultar, comparar e comprar todos os tipos de produtos e serviços que servem como presentes durante estas datas.

As home page das empresas tornam-se assim a secção do website que recebe mais visitas de tráfego, pelo que é essencial dar a este espaço a importância que merece. Sendo a carta de apresentação de um site, deve causar uma boa impressão no visitante, fazê-los sentir-se atraídos pelo conteúdo e suficientemente confortável para continuar a navegar nele.


Além disso, tendo em mente que não há segunda oportunidade de criar uma primeira impressão, a home vai marcar a opinião do visitante, por isso será necessário cuidar de todos os detalhes. Quanto melhor a primeira impressão, maiores as chances de que o visitante se torne um cliente. Os esforços devem, portanto, concentrar-se na otimização da casa para alcançar a maior conversão possível. Se uma empresa não é capaz de converter as visitas, é provavelmente porque tem deficiências significativas na sua home-page.

Elementos chave na home page

  • O cabeçalho deve ser suficientemente claro, direto e conciso para que, num relance, o cliente possa saber o que a web vai oferecer, sem rodeios. Debaixo pode ser incluída uma pequena descrição que complementa o cabeçalho, onde é explicado claramente o que se vende, o que se faz, o que se oferece, etc. na web. O texto deve ser acessível ao futuro cliente, evitando calão e excesso de literatura.
  • Uma vez que o objetivo é reter os visitantes e criar a necessidade de continuarem a navegar, devem ser introduzidas diferentes CTA primárias (call-to-action) ou call-to-action que direcionem o cliente para diferentes partes importantes da web que queremos destacar. Estas estão normalmente localizados no topo ou no meio da home page.

Para além das primárias, podem ser introduzidas call-to-action secundárias, complementando-as e permitindo ao cliente visitar outros pontos de interesse. Pode ser muito eficaz para colocá-los do meio para o fundo da página inicial, de modo que quando os visitantes façam scroll têm a opção de visitá-los.

Dentro das call-to-action secundárias, é aconselhável manter um lugar especial para os canais de atendimento ao cliente (chat, telefone, área de clientes ou login…), perfis nas Redes Sociais ou a localização física do negócio, cujo lugar natural pode ser tanto o topo da página como o rodapé da mesma.

Tendo em conta que cada vez mais utilizadores acedem à Internet a partir dos seus telemóveis, é também aconselhável ter em conta as call-to-action que estes utilizadores em mobilidade mais valorizam, tais como o número de telefone ou um mapa que explique como chegar ao negócio.

  • Como uma imagem vale mais que mil palavras, outro elemento muito prático é a introdução de um vídeo curto ou imagens que mostram o que é oferecido no site, que deverão ser de boa qualidade e chamativas para se tornar o ponto definitivo que garanta o processo de visita ou compra.
  • As características mais importantes dos serviços e produtos oferecidos devem também ocupar parte da home page. Usar uma linguagem simples e agradável de ler é a melhor maneira do cliente ver os pontos fortes do que é oferecido. Por outro lado, é sempre uma boa ideia destacar os benefícios que os futuros clientes obterão ao contratar os serviços oferecidos ou comprar na empresa anunciada. É necessário adaptar a linguagem ao registo do público que se pretende atrair, com um texto que seja fácil de ler e também adequado.
  • Considerando que os consumidores tendem frequentemente a informar-se e procuram referências de outros compradores antes de tomarem uma decisão de compra, pode ajudar incluir opiniões breves, obviamente positivas, de clientes que certificam e apoiam o produto oferecido ou a sua experiência com a empresa em questão. Se estes comentários forem acompanhados de nomes e fotos de seus autores, aumentam sua credibilidade.
  • Um bom menu de navegação é a melhor maneira de facilitar ao visitante que vagueie pela web em busca do conteúdo que lhe interessa. Por conseguinte, este menu deve ser acessível, claro e conveniente, incluindo, se possível, um motor de busca que melhore ainda mais a experiência de pesquisa.
  • É também essencial que o futuro cliente tenha um centro de recursos bem visível na página inicial, o que lhe permite saber onde pode obter mais informações e resolver possíveis dúvidas. Especialmente útil para ganhar a confiança dos utilizadores é divulgar os canais de atendimento ao cliente na home page, sejam telefones ou eletrónicos.
  • Finalmente, se a empresa tem reconhecimentos, prémios, histórias de sucesso, etc., que possam fortalecer a sua credibilidade, seriedade e experiência, também podem ter seu lugar na página inicial, já que podem ser o impulso definitivo que determina a conversão.

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