5 formas de transformar as redes sociais num ponto de venda eficaz

As redes sociais dão aos empresários a oportunidade de se darem a conhecer a custos muito baixos. Freshly Cosmetics, a marca espanhola de cosméticos naturais, saudáveis e vegan, é um dos projetos de empreendedores que como Hawkers ou Pompéia tem ganho espaço no mercado online em apenas alguns meses. Começaram em fevereiro deste ano a vender 100 unidades do apartamento de Miquel, um dos fundadores, e agora 10 meses depois já faturaram 300.000€ e venderam mais de 25.000 produtos. Graças a uma comunicação próxima, com muita informação e transparência conquistaram mais de 70.000 seguidores no Facebook e Instagram.

A democratização das redes sociais permite, aos grandes e pequenos, colocarem-se no mesmo local de partida e com uma boa estratégia para fazer um nicho no mercado. Entretanto, a marca de cosméticos assegura que não vale tudo para transformar as suas redes sociais num ponto de venda eficaz. Como obtê-lo?

  1.       Criar a melhor experiência possível. A partir do momento em que alguém te encontra até consumir o produto e repetir, todo o ciclo deve ser excelente. A fim de transformar o seu canal social num ponto de venda eficaz, há que fazer todos os esforços para trazer todo o valor para o cliente. Por esta razão, a Freshly Cosmetics recomenda “contratar tudo o que não sabes fazer. Já está acessível a todos encontrar um designer e contratar um estúdio fotográfico. Vale a pena investir nestes instrumentos para ser eficaz nas redes sociais”.
  2.       A surpresa. É importante ter muito cuidado com os detalhes; o processo de compra, a receção e não apenas o produto. Por exemplo, no caso da marca de cosméticos, “tomamos muito cuidado com as nossas embalagens. Todas as encomendas vêm com uma caixa de papelão reciclado da marca e uma nota manuscrita”. Seguindo essa abordagem, mais de 1.000 fotografias foram marcadas com a hashtag #freshlycosmetics no Instagram.
  3.       Ser próximo dos teus clientes e seguidores. Por detrás de todas as empresas há pessoas com ilusão, desejo de se divertir e ajudar, não queremos ser intangíveis. É por isso que é essencial transmitir a proximidade nas publicações e na comunicação direta nos comentários e mensagens.
  4.       Construir uma relação de confiança com os influencers. Como em qualquer start up, no início, não tens orçamento para investir em marketing, mas podes arriscar, como fizeram na Freshly Cosmetics, em contar a tua história e a tua filosofia de negócio. “Muitas raparigas influencers responderam que gostavam da nossa filosofia e que, se gostassem dos produtos, publicariam de qualquer maneira, e aconteceu que quase todos publicaram, eles adoraram a marca“. Hoje conseguiram obter figuras públicas como Tania Llasera, Núria Roca ou influenciadores como @goicoechea22 e @fatimacanto a recomendá-los.
  5.       Dar muita informação e ser transparente. É fundamental ser claro, direto e acima de tudo transparente, ainda mais nos sectores em que existe muita concorrência, como nos cosméticos. Em geral, as marcas de cosméticos não explicam em pormenor os ingredientes contidos nos seus produtos e não publicam as suas listas. Entretanto, na Freshly Cosmetics apostam em informação com transparência e publicam na web todos os ingredientes com que fazem seus produtos.

No final disseram-nos: “As redes sociais são uma janela para o mundo para mostrar a todos o que fazes e para inspirar, partilhar e te conectar com as pessoas. Vender é uma consequência de um trabalho bem feito. Se este é o teu propósito desde o início, ficarás frustrado. As redes sociais são uma corrida de longa distância na qual tens sempre que inovar se quiseres ser relevante“, conclui Trepat.

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