De acordo com um estudo recente do BCG, melhorar o nível de desenvolvimento do marketing digital pode aumentar a receita em até 20% e reduzir os custos até 33,33%. Neste sentido, os dados posicionaram-se como uma ferramenta chave para chegar até o utilizador. O Google desenvolveu quatro formas de começar a conceber a melhor estratégia baseada em dados a curto e longo prazo.

1. Estabelecer uma base de dados robusta

Os dados de marketing estão espalhados por muitos sites e, para simplificar o processo, todas as fontes devem ser consolidadas num único site como uma ferramenta de análise da web. A unificação das fontes de dados facilita a identificação de tendências no desempenho da campanha ou no comportamento do utilizador, permitindo uma tomada de decisões mais eficiente e eficaz.

Veja indicadores de sucesso além dos clássicos, como as unidades vendidas, e leve em conta todas as interações rentáveis de sites e aplicações que agregam valor ao negócio. Em seguida, considere cada uma dessas interações de um ponto de vista económico e avalie o impacto total que têm no seu negócio.

Exemplo: Se um cliente resolve um problema através da secção FAQ em vez de contactar um consultor, quanto dinheiro é que o negócio poupa? Tendo em conta a duração das chamadas, e-mails e mensagens instantâneas e os custos relacionados, pode atribuir um valor às visitas dos utilizadores na secção FAQ. Tendo todas essas interações em consideração, poderá determinar o valor integral de todos os recursos do site e da aplicação.

2. Use a automação para poupar tempo

Sem automação do marketing digital baseado em dados, sua eficácia é limitada. A velocidade e eficiência que a automação traz é essencial em todos os aspectos, desde encontrar públicos valiosos até tornar possível a implementação de recursos.

Por exemplo, a automatização das licitações em tempo real permite ajustá-las em tempo real, o que é imensamente valioso nas atividades de marketing e muitas vezes leva a resultados incríveis. A automatização dos fluxos de trabalho permite que as equipas deixem de perder tempo com tarefas repetitivas e o invistam na decisão da sua estratégia e no avanço.

3. Criar segmentos de audiência

Ao criar segmentos de audiência, pode começar a publicar conteúdo que seja direcionado às necessidades de cada segmento. Uma das formas de criar segmentos é dividir o público em «clientes potenciais», «clientes potenciais qualificados» e «clientes actuais» e depois considerar as necessidades de cada segmento e o papel que este desempenha na estratégia de marketing. Os segmentos podem ser ainda subdivididos, por exemplo, separando os «clientes actuais» daqueles que compraram uma vez e daqueles que são clientes regulares.

Os segmentos de audiência podem ser criados usando três tipos de fontes de dados: dados da plataforma (como consultas de pesquisa), dados de terceiros (como informações meteorológicas para companhias de seguros) e dados próprios (como dados de um CRM, website ou aplicações).

4. Interpreta rotas complicadas do cliente

Compreender a relação entre os diferentes pontos de contacto da sua marca é fundamental para criar um modelo de atribuição eficaz. Por exemplo, se um cliente vê um dos seus anúncios a partir de um telemóvel e mais tarde compra no seu website a partir de um portátil, tem de ser capaz de relacionar as acções e atribuir a compra ao anúncio móvel.

Na realidade, os caminhos dos clientes podem ser ainda mais complexos, prolongando-se por semanas, passando por diferentes dispositivos e incluindo compras em lojas físicas. Ao identificar como estes pontos de contato interagem, você pode usar a informação para investir nos canais mais valiosos ou tornar as estratégias de licitação automática ainda mais inteligentes.

O marketing baseado em dados é a utilização de informações para apoiar as ações. Pense em como pode aplicar essas quatro primeiras regras à sua estratégia de marketing e desenvolva um roteiro. Escolha quem fará o quê, estabeleça um cronograma e alcance ganhos rápidos que demonstrem aos stakeholders mais experientes que o marketing baseado em dados traz um claro valor agregado ao negócio.

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