Como melhorar o marketing baseado em dados em quatro etapas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com um estudo recente do BCG, melhorar o nível de desenvolvimento do marketing digital pode aumentar a receita em até 20% e reduzir os custos até 33,33%. Neste sentido, os dados posicionaram-se como uma ferramenta chave para chegar até o utilizador. O Google desenvolveu quatro formas de começar a conceber a melhor estratégia baseada em dados a curto e longo prazo.

1. Estabelecer uma base de dados robusta

Os dados de marketing estão espalhados por muitos sites e, para simplificar o processo, todas as fontes devem ser consolidadas num único site como uma ferramenta de análise da web. A unificação das fontes de dados facilita a identificação de tendências no desempenho da campanha ou no comportamento do utilizador, permitindo uma tomada de decisões mais eficiente e eficaz.

Veja indicadores de sucesso além dos clássicos, como as unidades vendidas, e leve em conta todas as interações rentáveis de sites e aplicações que agregam valor ao negócio. Em seguida, considere cada uma dessas interações de um ponto de vista económico e avalie o impacto total que têm no seu negócio.

Exemplo: Se um cliente resolve um problema através da secção FAQ em vez de contactar um consultor, quanto dinheiro é que o negócio poupa? Tendo em conta a duração das chamadas, e-mails e mensagens instantâneas e os custos relacionados, pode atribuir um valor às visitas dos utilizadores na secção FAQ. Tendo todas essas interações em consideração, poderá determinar o valor integral de todos os recursos do site e da aplicação.

2. Use a automação para poupar tempo

Sem automação do marketing digital baseado em dados, sua eficácia é limitada. A velocidade e eficiência que a automação traz é essencial em todos os aspectos, desde encontrar públicos valiosos até tornar possível a implementação de recursos.

Por exemplo, a automatização das licitações em tempo real permite ajustá-las em tempo real, o que é imensamente valioso nas atividades de marketing e muitas vezes leva a resultados incríveis. A automatização dos fluxos de trabalho permite que as equipas deixem de perder tempo com tarefas repetitivas e o invistam na decisão da sua estratégia e no avanço.

3. Criar segmentos de audiência

Ao criar segmentos de audiência, pode começar a publicar conteúdo que seja direcionado às necessidades de cada segmento. Uma das formas de criar segmentos é dividir o público em «clientes potenciais», «clientes potenciais qualificados» e «clientes actuais» e depois considerar as necessidades de cada segmento e o papel que este desempenha na estratégia de marketing. Os segmentos podem ser ainda subdivididos, por exemplo, separando os «clientes actuais» daqueles que compraram uma vez e daqueles que são clientes regulares.

Os segmentos de audiência podem ser criados usando três tipos de fontes de dados: dados da plataforma (como consultas de pesquisa), dados de terceiros (como informações meteorológicas para companhias de seguros) e dados próprios (como dados de um CRM, website ou aplicações).

4. Interpreta rotas complicadas do cliente

Compreender a relação entre os diferentes pontos de contacto da sua marca é fundamental para criar um modelo de atribuição eficaz. Por exemplo, se um cliente vê um dos seus anúncios a partir de um telemóvel e mais tarde compra no seu website a partir de um portátil, tem de ser capaz de relacionar as acções e atribuir a compra ao anúncio móvel.

Na realidade, os caminhos dos clientes podem ser ainda mais complexos, prolongando-se por semanas, passando por diferentes dispositivos e incluindo compras em lojas físicas. Ao identificar como estes pontos de contato interagem, você pode usar a informação para investir nos canais mais valiosos ou tornar as estratégias de licitação automática ainda mais inteligentes.

O marketing baseado em dados é a utilização de informações para apoiar as ações. Pense em como pode aplicar essas quatro primeiras regras à sua estratégia de marketing e desenvolva um roteiro. Escolha quem fará o quê, estabeleça um cronograma e alcance ganhos rápidos que demonstrem aos stakeholders mais experientes que o marketing baseado em dados traz um claro valor agregado ao negócio.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba