No passado dia 14 marcámos presença na conferência E-commerce/ Novos Canais Digitais organizada pela Associação Empresarial de Portugal (AEP). Roberto Cortez, PPC Manager na Jusbrasil mostrou como alavancar o teu ecommerce utilizando o Google Ads e o que ter em conta no lançamento de uma campanha no Google Ads, “não basta sermos muitos bons com uma ferramenta e depois não sermos 360, se o site for um flop as campanhas também vão ser” ressalta o palestrante.

5 passos no lançamento de uma campanha:

  1. Planeamento
  2. Budget: adapta a tua estratégia ao orçamento e nunca o orçamento à estratégia
  3. Big data driven: tudo é mensurável. Opiniões não são métricas. É preciso testar e obter uma significância nos testes
  4. Educa-te: Ecossistemas altamente competitivos; conhece os detalhes da ferramenta a fundo ou paga a quem sabe. “comprar tráfego é uma arte”.
  5. Sê resiliente: prepara-te para investir em aprendizagem

É muito importante ter um mindset de aprendizagem e de evolução, “a minha primeira campanha será a minha pior campanha, é muito difícil acertar à primeira, é um processo de otimização” explicou Roberto Cortez, no ecommerce a maioria das campanhas tem ROI negativo no arranque pelo que é fundamental ter em consideração o LTV (life time value) gerado por venda na hora do cálculo de resultados.


5 estratégias para a alavancar o ecommerce utilizando o Google Ads

  1. Youtube banners: colocar publicidade (ex: banner dentro de um vídeo ou de lado) num vídeo que não é nosso, mas que está dentro da área de negócio. É uma publicidade relevante, barata e permite alta personalização
  2. Listas personalizadas: O remarkting não tem que ser para todos os clientes. Exemplo de bons clientes para fazer remarketing são os clientes que viram 3 páginas, perderam mais de 2 minutos no site, estiveram na página de contacto ou adicionaram o produto ao carrinho.
  3. Remarkting dinâmico: Personalização, expor o produto que a pessoa estava interessada e não a marca.
  4. Google shopping: Em Portugal, ainda é barato e tem pouca concorrência
  5. Gmail ads: Ainda é barato em Portugal, mas apresenta um desafio, CTR na criatividade

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