Como podes adaptar-te aos teus clientes no momento do pagamento?

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Quando decidimos iniciar um negócio, sabemos o que vamos oferecer e a quem nos vamos dirigir, mas ter estas duas questões claras não é um processo simples ou rápido. É fundamental conhecer em profundidade o nosso público, as suas necessidades, desejos, preferências, hábitos de consumo e o comportamento habitual que têm antes do processo de compra. Desta forma, seremos capazes de nos adaptarmos a eles e de os levar a optar pelos nossos produtos ou serviços e não pelos da concorrência.

Oferecer diferentes canais de venda e poder combiná-los entre si é, sem dúvida, uma vantagem diferencial altamente valorizada pelos consumidores, mas, além disso, o facto de o utilizador poder escolher entre uma infinidade de métodos de pagamento alternativos, está a tornar-se um aspeto indispensável. Desta forma, o consumidor pode escolher quando, onde e como quer terminar a sua compra, podendo escolher a forma de pagamento que mais lhe agrada, a mais confortável ou a mais segura.

Os hábitos dos consumidores evoluíram muito em pouco tempo, mudando a forma, o tempo e até mesmo o local onde eles decidem finalizar o processo de pagamento. Atualmente, os métodos de pagamento feitos pelos utilizadores variam se tivermos em conta fatores como o país de origem ou residência, a idade, o montante da compra ou mesmo o momento e tempo disponíveis para efetuar o pagamento.

Entre os meios de pagamento mais comuns no comércio eletrónico, encontramos diferenças se considerarmos o país onde as compras são efetuadas. Por exemplo, na Alemanha, a forma mais comum de pagar as compras é através de transferências bancárias, nas Filipinas é o contrarreembolso (à cobrança), em Espanha os cartões e na China carteiras eletrónicas. Se tivéssemos também em conta a idade dos compradores, certamente encontraríamos diferenças, uma vez que os métodos de pagamento utilizados pelos Baby Boomers, Geração X ou Millennials não são os mesmos. Quando iniciamos um negócio, devemos pensar globalmente e atuar no local para alcançar o maior número possível de consumidores, independentemente das suas preferências.

Integrar múltiplos métodos de pagamento ou realizar análises do comportamento e das necessidades do cliente parece uma missão fácil, mas pode converter-se um longo caminho cheio de intermediários. Existem no mercado gateways de pagamento que ajudam a alcançar os objetivos dos negócios, oferecendo serviços que proporcionam uma experiência de utilizador 360º, múltiplas formas de pagamento e também relatórios e análises de vendas com as quais acompanhar o negócio. As gateways de pagamento evoluíram adaptando-se às novas tecnologias e, graças a isso, podem oferecer ao mercado soluções de pagamento integradas, omnicanais, seguras e rápidas para que possas esquecer o pagamento e concentrar-te nos teus clientes.

 

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