Tem um negócio e não sabe como tirar proveito dele para vender mais? Não se preocupe, veio ao lugar certo. Aqui, mostraremos como pode atingir o seu objetivo com a ajuda do WhatsApp Business.

O WhatsApp Business ou também conhecido como WhatsApp for Business ou para empresas, é uma app que permite que as marcas entrem em contacto com os seus clientes com o objetivo de fortalecer e melhorar os negócios. Desta forma, pode obter um número maior de vendas, oferecer promoções e fornecer suporte. Para fazer isso, tem permissão para executar uma infinidade de tarefas dentro da plataforma, como:

  • Responder a perguntas;
  • Ajudar os clientes no processo de compra;
  • Promover produtos e serviços;
  • Ofertas exclusivas;
  • Automatizar mensagens;
  • Fornecer suporte técnico;
  • Enviar mensagens para vários contactos de uma só vez;
  • Gerir reservas.

Como usar o WhatsApp Business?

Para usá-lo, só precisa de fazer download da app para o seu dispositivo móvel. Feito isso, o próximo passo é criar uma conta. A única desvantagem é que terá que vincular um número de telemóvel a essa conta. No entanto, esse número não pode ser vinculado a outra conta porque, caso contrário, não funcionaria. Em seguida, deve escrever o nome da empresa, mas cuidado! Certifique-se de escrevê-lo corretamente antes, porque mais tarde não poderá modificá-lo. Depois de ter esta parte pronta, só terá que escolher uma foto de perfil, colocar uma breve descrição do seu negócio, o link para a plataforma da sua loja online e outros dados que possam interessar ao cliente. 

Lembre-se de que, para utilizar esta ferramenta, a empresa deve ter dois ou mais funcionáriosE não pode ser usado em mais dispositivos.

Como começar a vender com o WhatsApp Business?

Para ter um público maior, um número maior de leitores ou vendas mais altas, a primeira coisa a fazer é tornar-se conhecido. Se ninguém conhece a sua empresa, ninguém lhe vai comprar nada, portanto, o objetivo principal é compartilhar o seu número de telemóvel comercial em todas as redes. Também pode optar por incluí-lo na assinatura do e-mail ou até mesmo na embalagem dos seus produtos.

Se surgir a questão de como vender depois de compartilhar o seu número de telemóvel, a resposta é simples. Explicamos-lhe com um exemplo:

Um cliente decide entrar na plataforma da loja para comprar um artigo, mas acontece que ele tem um problema ou uma dúvida que precisa de ser resolvida, seja sobre o produto ou sobre a compra. Caso veja que a loja oferece um botão que diz «WhatsApp Business», o cliente não hesitará em clicar para poder entrar em contacto com a empresa o mais rápido possível e assim tirar todas as suas dúvidas.

Um dos benefícios que se pode obter com esta plataforma é o imediatismo e a rapidez na resposta às mensagens, e é isso que prende a atenção dos clientes.

Crie catálogos de produtos

Outra forma de cativar os clientes é oferecer um catálogo de produtos no WhatsApp para que seja mais conveniente para o cliente comprar os artigos. Para criar um catálogo só terá que seguir uma série de passos:

  1. Abra a app;
  2. Selecione ‘Mais opções’, depois clique em ‘Ferramentas de negócios’ e, finalmente, em ‘Catálogos’;
  3. Dentro de ‘Catálogos’ clique em ‘Adicionar produto’;
  4. Adicione imagens do produto que deseja vender. Pode adicionar no máximo 10 imagens;
  5. Escreva o nome do produto, o preço e a descrição. Tanto o preço como a descrição são opcionais, mas quanto mais informações der ao cliente, maior a probabilidade de ele comprar o produto;
  6. Também lhe dá a opção de adicionar links (como direcionar o cliente para a loja online) e também o código do artigo.

Posso remover um item no catálogo? Pode adicionar e remover os produtos que quiser, quando quiser.

Para aceder ao catálogo de produtos dentro da app WhatsApp Business, os utilizadores terão que clicar no botão da Loja que fica no canto superior direito da conversa.

Listas de correspondência

Se deseja enviar uma mensagem para vários contactos ao mesmo tempo e está com preguiça de criar um grupo com todos os membros, pode criar perfeitamente uma lista de transmissão. Isto oferece a possibilidade de agrupar os contactos por categorias e enviar a mesma mensagem, mas de forma totalmente independente.

Os clientes que guardam o seu número nos contactos receberão uma mensagem enviada através de uma lista. Esta é outra forma importante de se dar a conhecer e poder divulgar ainda mais o seu número.

Portanto, graças às listas de distribuição, as mensagens podem ser segmentadas e, para além disso, pode oferecer aos seus clientes regulares conteúdos e mensagens estratégicas com o objetivo de lhes oferecer um atendimento mais personalizado.

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