O famoso Dia dos Namorados está a chegar, e se é certo que todos os marketeers anseiam por determinadas épocas (ou dias específicos, como é o caso), esta é obviamente uma delas. Um dos principais objetivos do marketing, se não o principal, diria, é oferecer às pessoas as respostas para os seus problemas, preenchendo as lacunas existentes nas suas vidas (e no mercado). Costumo dizer que as pessoas não compram simplesmente produtos, compram antes soluções, resultados e experiências únicas.

Atualmente, são cerca de 50% os portugueses que fazem compras online (de acordo com o European Ecommerce Report), e aquelas que serão feitas para o Dia dos Namorados não são exceção. Segundo um estudo realizado pela Picodi, 75% da população portuguesa celebra este dia e “observa-se um aumento significativo de tráfego nas duas semanas anteriores ao Dia dos Namorados, especialmente em categorias como jóias e perfumes.” Por isso, se é proprietário de um negócio online, quererá tirar o máximo partido desta ocasião e aumentar as suas vendas.

A partir do Google Trends, é possível verificar que, em Portugal, no ano de 2019 (com os dados disponíveis até ao momento), o termo “dia dos namorados” atinge o seu pico de popularidade entre os dias 9 e 15 de fevereiro, mas o volume de pesquisa começa no final do mês de dezembro.  Atentando nestas informações, os marketeers têm de estar preparados e planear atempadamente a sua estratégia. Posto isto, no presente artigo serão apresentadas algumas dicas estratégicas de marketing digital para aumentar as vendas nesta altura do ano.

A primeira dica consiste em escolher keywords certas para a ocasião. É muito importante recorrer a ferramentas de SEO para pesquisa de palavras-chave, pois só desta forma terá o conhecimento assegurado daquilo que, de facto, tem maior volume de pesquisas nesta data especial. Naturalmente, através de ferramentas como o Ubbersuggest, por exemplo, conseguimos identificar que palavras-chave como “dia dos namorados” apresentam os maiores volumes de pesquisa, seguindo-se de “dia dos namorados ideias” e “dia dos namorados presente”, entre outros. O Google Trends também revela algumas pesquisas relacionadas que podem ser pertinentes, como o tipo de presente: “jantar”, “pandora”, “SPA”, “odisseias” são alguns dos mais procurados para este dia dos namorados.  A partir daí, só precisa de equacionar de que forma pode o seu negócio enquadrar-se no panorama. 

Há que fazer a ressalva de que, apesar de o maior target para estas campanhas serem, de facto, casais, não são apenas esses a fazer compras online nesta altura. Tendo isso em conta, pode ser interessante expandir o leque de keywords para abranger igualmente os interesses das pessoas solteiras.

Opte por long tail keywords que descrevam a oferta especial do Dia dos Namorados que tem disponível, não esquecendo, claro, a descrição individual de cada produto/serviço que a compõe. Ter landing pages específicas para cada produto/serviço e explicitar a oferta ou desconto especial é fundamental.

Nas descrições dos produtos, bem como em todo o site, tente fazer irromper o desejo e criar a necessidade. Preveja os desejos dos consumidores e forneça-lhes mais do que simples produtos individualizados. Clic para tuitear Auxilie-os na organização de uma celebração inesquecível, oferecendo oportunidades como Pacotes Especiais de Dia dos Namorados.

Outra dica essencial é atentar no próprio website da sua marca.  Especialmente nestas épocas, é essencial que este esteja totalmente otimizado. Verifique a velocidade de carregamento, a certificação de segurança (SSL) das suas webpages, o número de links que possuem (internos e externos) e se os mesmos estão funcionais, e assegure-se de que o seu website está otimizado para mobile

A próxima dica diz respeito à criação de páginas web inteiramente dedicadas ao Dia dos Namorados. Normalmente, eliminam-se estas páginas após a conclusão da campanha, ou seja, logo no dia 15 de fevereiro. Ora, uma vez que os resultados orgânicos de SEO podem ser morosos, ter uma página fixa no seu website permitirá que tire maior proveito do posicionamento alcançado ao longo do tempo.

O remarketing é também extremamente eficaz. Execute campanhas de remarketing aos utilizadores que estiveram no seu site, adicionaram produtos ao carrinho e acabaram por não converter. Apresente a esses utilizadores uma oferta atraente com um novo anúncio tentador em que dá um código promocional de 10% de desconto, por exemplo.

No que diz respeito aos anúncios, sitelinks ou extensões de anúncios aumentarão muito provavelmente o seu destaque. Propostas com descontos, como “5% de desconto na primeira encomenda” ou “10% de desconto na segunda encomenda”, chamam muito a atenção. Após o clique, um truque infalível para manter os utilizadores a navegar pelo seu site são os internal links. Como já mencionado, em primeiro lugar, certifique-se que as suas landing pages estão totalmente otimizadas, proporcionando ao utilizador uma boa experiência tanto de pesquisa como de compra. De seguida, nada melhor do que lhe mostrar o que tem para oferecer. Apresentar produtos relacionados aos que o utilizador acabou de pesquisar aumentará o tempo de permanência no seu site e a probabilidade de venda

Por último, não se esqueça das redes sociais (principalmente Facebook, Instagram e Youtube), um aliado que não pode, de todo, ser menosprezado. Para vender mais no Dia dos Namorados, invista em anúncios (com a segmentação adequada) e produza conteúdos criativos que prendam a atenção e emocionem o público, recorrendo à maior musa de todos os tempos – o Amor.

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