O Natal é uma época importante do ano.  E para os retalhistas europeus que vendem os seus produtos através da Internet, é o mais ocupado.  No Natal passado, os consumidores do Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Bélgica e Países Baixos gastaram 52,95 mil milhões de libras durante esta época – um aumento de 15% em relação ao ano anterior. E esta época parece igualmente animada.  De facto, este ano, quase três quartos (73%) dos consumidores europeus têm planos para fazer as suas compras de Natal online, e metade está disposta a fazer compras em novos estabelecimentos.

Certifica-te de que estás preparado para tirar o máximo partido destas potenciais vendas seguindo as 5 dicas do Google para a época natalícia.

Dica 1: Posiciona a tua loja na internet

Começa pelo essencial: verifica e atualiza a tua entrada Google My Business. Desta forma, sempre que alguém introduzir o nome da tua empresa no Google Search ou no Google Maps, estarás lá para mostrar o que tens para oferecer.  Lembra-te de adicionar fotos da tua empresa ou dos teus produtos. Tem em mente que 40% das pesquisas de negócios locais querem saber o horário de funcionamento, por isso não te esqueças de lhes dizer quando podem vir à tua loja.

Dica 2: Adiciona algo de valor e revê as tuas ofertas

Os compradores adoram saber que compram ao melhor preço, especialmente no Natal.  Certifica-te de incluir ofertas especiais no teu site, nos teus anúncios e nas tuas redes sociais. Também podes usar o Google Publications para atualizar rápida e facilmente tuas entradas do Google My Business com notícias e conteúdo em tempo hábil.

Dica 3: Está atento aos comentários

93% dos consumidores dizem que os comentários online afetam sua decisão de compra, e 60% olham para esses comentários toda semana. Quando os clientes deixam um comentário na Internet, o utilizador deve sempre responder imediatamente, independentemente de ser positivo ou negativo. Usa respostas curtas, mas amigáveis, sem as levar para o terreno pessoal, e lembra-te de agradecer pelo comentário.

Dica 4: Melhora o teu website

Se ainda não tens um site móvel, podes estar a perder vendas.  Mais da metade de todo o tráfego da Internet é atualmente gerado através de dispositivos móveis – e 53% das visitas são abandonadas se um site móvel levar mais de três segundos para carregar. Com o Google My Business, podes criar um site móvel gratuitamente em apenas alguns minutos. Já tens um? Usa, Test my site, esta ferramenta gratuita para verificar se funciona de forma ágil e rápida.

Dica 5: Analisa as visitas ao teu website e melhora a tua estratégia

Usa esta ferramenta de análise gratuita para descobrir o que os clientes fazem quando encontram a tua entrada no Google.  Por exemplo, podes ver quantas pessoas visitam o teu site, ver qual o dispositivo com que chegam ao teu negócio, se veem as tuas fotos, ou se ligam para o telefone, e podes usar esse conhecimento para entrar em contato com um maior número de utilizadores.

 

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram