Com a chegada da temporada de verão, muitas plataformas de vendas online têm de redefinir a sua estratégia para a temporada de férias. Assim, enquanto o Natal continua a ser o motor das vendas mais importantes do ano, no Verão, a desconexão das férias provoca uma quebra no comércio pela Internet.

No entanto, para o período de verão não é suficiente atender a estes requisitos, também deve definir algumas estratégias para atrair clientes e fazê-los voltar ao site. De acordo com SumAll, durante o verão as vendas online caem cerca de 30%. Neste contexto, a Vector ITC Group aposta em campanhas de SEM, adaptação de conteúdos, otimização de motores de busca, análise de preços, promoções e, acima de tudo, proporciona uma experiência de cliente original e diferente.

As pesquisas mobile

O smartphone acompanha-nos sempre nesta época do ano, por isso devemos dar-lhe muita importância. É no smartphone onde se pode ver, comparar e comprar produtos desde qualquer lugar, como a praia, e aumentar a sua venda. Podemos incluir certas promoções ou ofertas segmentadas por público-alvo. E é no smartphone onde podes usar os recursos, que têm dado tão bons resultados nos pioneiros do e-commerce como a Amazon: notificações push dos produtos consultados pelo utilizador que baixaram o preço, novos produtos nos quais o utilizador mostrou interesse ou mostrar produtos relacionados de acordo com as buscas.

Campanhas SEM com Adwords e Display

Ser visível nas pesquisas da Internet é fundamental para os negócios. Portanto, é cada vez mais necessário recorrer e investir em campanhas SEM em publicidade, tanto Adwords como Display. «Em Display, por exemplo, o re-marketing em RRSS é a arma ideal para recordar ao utilizador um produto pelo qual estava interessado há algum tempo atrás«, diz Aldara Sanchez, directora técnica da UX na Vector ITC Group.

Adaptação do conteúdo e criação de um novo catálogo

Promover conteúdos que combinem qualidade e relevância. O catálogo de produtos e serviços deve ser reinventado no verão, oferecendo um rosto mais fresco, com novas fotos, serviços, promoções … «É hora de mostrar os produtos que sabemos que são consumidos mais nesta temporada«, diz Aldara Sanchez UX diretor técnico da Vector ITC Group.

Otimização de motores de busca

Geralmente há dois modelos de utilizador quando se trata de navegação: aquele que sabe o que quer (que usa navegação clássica e aproveita a segmentação de produtos) e aquele que divaga nas buscas. A este utilizador deve ser dado, especialmente nesta época do ano, um tratamento muito delicado.

Para isso, o Vector ITC Group recomenda analisar e selecionar as palavras-chave para que o browser o posicione corretamente. Além disso, é aconselhável utilizar um motor de busca interno no site que reproduza o comportamento a que o utilizador está habituado, ou seja, um motor de busca preditivo que sugere outros resultados e tem uma boa categorização de produtos.

Ofereça um look&feel diferente na tua loja online

O período de verão é o momento ideal para dar uma olhadela no site e mudar a imagem da marca, apostando num perfil renovado e fresco. Pode fazer-se uma mudança temporária, apenas durante o verão, com uma imagem adaptada em sintonia com os produtos sazonais ou aproveitar e fazer uma lavagem completa à imagem da marca.

Analisar os preços e as promoções

Não há dúvida de que o preço é um dos fatores mais importantes nos canais de vendas online. Para tirar partido das visitas de Verão, o Grupo Vector iTC recomenda que os preços sejam ajustados o mais rapidamente possível e que se aposte nas promoções. Descontos de verão (pacotes de hotel + aluguel de carro, levar o conjunto de vestido e sapatos) ou presentes sazonais (pela compra de um fato-de-banho levar de presente um protetor solar) tendem a despertar mais interesse entre os utilizadores nesta época.

 

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