A entrada da Amazon no mundo do Big Data surgiu devido à necessidade e desejo. Atualmente, a Amazon possui 175 centros de distribuição em todo o mundo que gerenciam milhões de produtos todos os dias.

Mas tudo isto não se gerencia sozinho. Todos os dias são gerados milhões de dados que servem, principalmente, para verificar a localização de cada embalagem e em que processo de envio é que se encontra.

Devido à magnitude das suas operações, a Amazon tem que garantir a máxima precisão em cada cálculo feito. Um passo em falso pode resultar em milhões de euros de custos desnecessários.

Assim, a Amazon encontrou uma solução: o Data Lake.

Data Lake

De acordo com a Amazon, o Data Lake é um espaço inteligente onde pode agregar todos os seus dados, estruturados ou não, e integrar aplicativos e software para obter os resultados desejados, em alta velocidade.

Porque é que a Amazon precisa de usar o Data Lake?

Um estudo realizado por analistas da Aberdeen descobriu que uma empresa que usava ativamente este espaço inteligente para armazenamento e análise de dados superou aquelas que não o usavam em 9%. 

Assim, um Data Lake ajuda uma empresa a identificar oportunidades entre os seus clientes e pode rapidamente transformá-las numa ação lucrativa.

Benefícios do uso de Data Lake para a Amazon

  • agregação e armazenamento de dados em tempo real;
  • Benefícios de economia de tempo;
  • Oferece a capacidade de dimensionar qualquer tamanho de dados;
  • Aprendizagem automática;
  • Obter análises mais profundas e úteis;
  • Armazenamento mais seguro e maior uso dessas informações para tentar ter sucesso com as estratégias de negócios.

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