Dia 5 e 6 de junho a XPO logistics marcou presença no evento que decorreu em Lisboa, Deliver. Mark Wilkison, Diretor de Vendas, na XPO Logistics Europe apresentou os seus últimos desenvolvimentos na área da logística e os maiores desafios de um e-commerce.  

Segundo Mark Wilkison, o retail e o ecommerce são segmentos em crescimento, “o retail omnicanal é uma grande parte do nosso negócio”. Assim, “as pessoas fazem o seu pedido, é transmitido até ao armazém, nós ficamos com o pedido, o consumidor recebe-o e depois faz a escolha de ficar com ele ou devolvê-lo”.

É a nível das devoluções e da sazonalidade que aparecem as maiores dificuldades. Numa cadeia de distribuição “as devoluções são um grande desafio” referiu Mark, com uma taxa de devolução de cerca de 30%. “Como realizá-la com rapidez e a baixo custo, correspondendo assim às exigências do consumidor?” é uma das maiores questões deste ramo visto que o processo de devolução é muito importante na hora de escolher um e-commerce. 

Para além de satisfazer o consumidor as devoluções levantam outro desafio. O que fazer com as mesmas? Existem 3 opções: voltar para o stock, mandar para um mercado secundário ou desfazer-se delas.

Portanto, a chave para o sucesso de um e-commerce é a adaptação. A nível dos picos de sazonalidade, Mark Wilkinson, explica que as empresas não se conseguem manter sozinhas, principalmente, porque existe uma maior demanda, o que exige a contratação de mais funcionários e é aqui que entra a automatização como solução para este problema.

Com a automatização as máquinas têm maior precisão e velocidade, reduzindo tempos de espera e consequentemente reduzindo custos. Para maior êxito dos armazéns totalmente automatizados é essencial ter acesso a big data e machine learning

No caso da XPO logistics desenvolveu-se um projeto pioneiro, um armazém do futuro, totalmente automatizado e criaram um workshop de inovação neste mesmo armazém para que outros possam aprender os diferentes tipos de tecnologia. Para o sucesso da automatização da indústria de cadeia de abastecimento tiveram em atenção todos os que participam na mesma, desde funcionários, a fornecedores e clientes.

Para a Mark este projeto foi um “game changer”. A XPO Logistics conduziu a digitalização da indústria de cadeia de abastecimento olhando às exigências do cliente e inovando de forma a mantê-lo satisfeito. A introdução de armazéns automatizados tornou-se então a melhor solução para atingir o sucesso.

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram